CI

Começa o 16º Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação

Evento está dentro da programação da Superagro 2011


Abertura oficial da Superagro será na quinta (2), com solenidade às 10h, no pavilhão Expominas

Terá início amanhã (1º de junho), na programação da Superagro 2011, o 16º. Encontro Nacional de Educação Sanitária (Enesco). O Encontro vai reunir profissionais procedentes de diversos estados para os debates sobre o cenário atual e os desafios do trabalho de educação sanitária junto aos produtores rurais e consumidores. O Enesco prossegue até a sexta (3), com palestras e mostra de projetos.

Antes de fiscalizar, é preciso educar. O Brasil possui cerca de 3 mil profissionais - veterinários, agrônomos, zootecnistas e comunicólogos, entre outros - treinados para atuarem com ações de educação sanitária junto aos produtores rurais e aos consumidores. O número é insuficiente para atender a todo o território nacional. O trabalho desses profissionais se concentra na conscientização dos produtores rurais para a produção agropecuária dentro das normas da legislação. Junto ao público em geral, o foco é o consumo consciente, privilegiando, por exemplo, a aquisição de produtos registrados pelos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal.

Desde 2008 os estados devem ter estrutura formal de educação sanitária nos órgãos de defesa agropecuária, bem como capacitar seus profissionais, inclusive, com metodologias de comunicação, para que as ações educativas possam ser absorvidas da melhor forma pelo público-alvo. Minas Gerais foi um dos primeiros estados da Federação a implantar a educação sanitária.

Estudantes: Durante o evento serão realizadas oficinas com estudantes do ensino fundamental do Colégio Logosófico de BH, com conteúdo agropecuário e de meio ambiente, de forma que possam ampliar o conhecimento sobre os temas. A iniciativa integra o Programa Sanitaristas Mirins, desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que trabalha desde 2003 com ações educativas sobre o tema junto a escolares.

Sebrae-MG – Começa nesta quarta (1º de junho), também, o Ciclo de palestras do Sebrae-MG voltado para produtores rurais. No primeiro dia será realizado o workshop Educampo Café e leite, quando será apresentado o relatório do programa em 2010 e o planejamento para 2011. O programa foca na qualidade, produtividade e eficiência econômica das fazendas participantes do projeto Educampo. O workshop será fechado para cooperativas, associações e gestores que participam do programa.

Nesta quarta terá início o segundo turno da 51ª. Exposição Estadual Agropecuária, com bovinos de leite e equinos. Começa também a minifazenda com suas atrações para crianças.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa da Superagro

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.