Começa vacinação contra febre aftosa no Acre

Agronegócio

Começa vacinação contra febre aftosa no Acre

Campanha será reforçada nos municípios que não alcançaram o índice de cobertura vacinal de 2010
Por:
1337 acessos
Campanha será reforçada nos municípios que não alcançaram o índice de cobertura vacinal de 2010

No domingo, 1º de maio, o estado do Acre começou a primeira etapa da vacinação de todo o seu rebanho contra a febre aftosa. A previsão é que sejam imunizados cerca de 2,5 milhões de bovídeos, em 20.728 propriedades.

Segundo a fiscal federal agropecuária do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (Sifisa) da Superintendência Federal de Agricultura do Acre, Maria Eva de Jesus, a campanha será reforçada nos municípios de Jordão, Mâncio Lima, Porto Valter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus que não atingiram o índice de cobertura vacinal do ano passado – 96,3%.


“A meta é superar 90% de cobertura em todos os municípios. O motivo pelo qual essa cobertura total da vacinação vem se mantendo estável, nos últimos ciclos, é que a densidade populacional bovídea destes municípios é muito baixa”, ressalta.

De acordo com ela, o estado do Amazonas e a fronteira internacional de 526 km com a Bolívia representam as áreas de maior risco de entrada de aftosa no estado. Para informar os produtores sobre a importância da imunização estão sendo realizadas ações educativas em programas de rádio, TV e jornais.


A vacinação se estende até 31 de maio e os pecuaristas têm até o dia 15 de junho para entregar a declaração da vacina em uma das 17 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos quatro Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs). A segunda fase da imunização ocorrerá a partir do dia 1º de novembro, quando todo o rebanho será protegido novamente.


O Acre é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação desde 2005.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink