CI

Começam as oficinas culinárias para crianças na Fenasul

Oficinas iniciaram na quarta (18.05)


Escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre deram início, nesta quarta-feira (18/5), às oficinas culinárias com produtos lácteos na Fenasul, em Esteio (RS). Um dos primeiros grupos a ser recebido pela equipe do estande Mundo do Leite foi composto por alunos da Escola Aberta, da Vila Cruzeiro, de Porto Alegre. A ação integra o projeto Leite na Escola, da Secretaria da Agricultura (Seapi), e é uma iniciativa conjunta com o Sindilat e apoio do Senar. Neste ano, o sindicato participa da Fenasul no espaço Mundo do Leite, no Pavilhão de Gado Leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil.

“É com grande satisfação que fizemos essa parceria com o Sindilat para trazer as crianças para a Fenasul e mostrar todo esse universo por meio do projeto Leite na Escola. E conseguimos fazer isso de uma maneira divertida, por meio da elaboração de uma receita com leite em pó, o que permite o manuseio do produto”, pontuou o representante da Câmara Setorial do Leite, Danilo Gomes. A ação foi destacada pelo presidente do Sindilat, Alexandre Guerra: "É um momento de mostrar às novas gerações a força da produção do campo, e que os alimentos que chegam todos os dias à mesa são fruto de muito trabalho". 

A diversão para quem participou da oficina foi garantida, destacou a nutricionista do Senar/RS Marjana de Mattos, que coordenou os trabalhos.  Atentos, os alunos da professora Márcia Leal, que conduziu a Esteio estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Aberta, devem seguir trabalhando a temática em sala de aula. “Oficinas como essa trazem bastante enriquecimento, porque permitem que eles manuseiem os produtos e ajuda para a própria formação deles como cidadãos”, destacou.

A atividade ainda incluiu apresentação técnica sobre o leite e seus derivados, proferida pela estudante de Medicina Veterinária Carini Machado Viana. “É incrível ver a satisfação deles no olhar. Eles se interessam e participam, é muito bom trabalhar com as crianças sobre esse universo”, pontuou. Na sequência, os alunos foram conduzidos a um roteiro pelos bretes para conhecer melhor o mundo do setor lácteo. “As crianças vão ver o espaço dos animais, aprender as diferenças entre terneiros e vacas, entender como é realizada a ordenha e por onde passa o leite vendo os tanques de expansão, além de explicar a importância da higienização em todo processo”, cita Carini.  As oficinas seguem nesta quinta e sexta-feira com horários pela manhã e tarde.

Considerada a maior mostra do outono gaúcho, a Expoleite Fenasul 2016 segue até o dia 22 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura e da Associação de Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e tem apoio do Sindilat.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.