CI

Começam as visitas da missão da UE à região Sul do MT

Ontem, a equipe fiscalizou a documentação de entrada e saída de animais no Estado


Chegaram nessa quarta-feira (21-03) à região sul de Mato Grosso os técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário da União Européia que vão inspecionar a sanidade bovina e o trabalho de controle da febre aftosa, após os focos da doença registrados no Mato Grosso do Sul e Paraná, no fim de 2005, e na Bolívia, em janeiro deste ano. Na manhã dessa quarta-feira, a missão européia visitou a unidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) anexa ao Posto Fiscal do Rio Correntes, a 5 km da fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Uma equipe formada por dois técnicos europeus (acompanhados de um intérprete), um técnico do Indea e dois representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fiscalizou a documentação de entrada e saída de animais no Estado. O médico-veterinário responsável pelo posto fiscal, Mário Artur Lopes Corrêa, afirma que o grupo também questionou as ações de controle sanitário adotadas pelo órgão em Mato Grosso.

Corrêa classificou a inspeção como bem-sucedida e afirmou que toda a documentação solicitada pelos europeus foi apresentada. Ainda não é possível saber se há alguma recomendação dos técnicos, uma vez que o relatório final da visita será apresentado somente no dia 27, durante reunião com representantes do Mapa.

Na tarde dessa quarta-feira, os técnicos do Escritório Alimentício e Veterinário Europeu visitaram também a unidade do Indea em Pedra Preta (23 km de Rondonópolis, a 210 quilômetros ao sul de Cuiabá).

Informações extra-oficiais apontavam que a missão européia deveria, ainda ontem, inspecionar uma fazenda que fornece animais para abate em Itiquira (123 km de Rondonópolis). A realização da visita não foi confirmada. A vistoria às instações do frigorífico do Grupo JBS Friboi, em Pedra Preta, deve acontecer hoje, conforme já havia adiantado o Diário. Esta será a segunda visita à planta desde que a unidade foi adquirida pelo Grupo JBS, há cerca de um ano e meio.

O coordenador de Controle de Doenças Animais do Indea, Irineu Barbieri, que está acompanhando a missão, foi procurado para falar sobre a visita, mas o celular não foi informado pela sede do órgão, em Cuiabá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.