CI

Começam os testes de produtividade com INTACTA RR2 PRO TM

Time de campo da Monsanto faz plantio em áreas de 500 sojicultores brasileiros, em 10 Estados


Time de campo da Monsanto faz plantio em áreas de 500 sojicultores brasileiros, em 10 Estados

Alguns agricultores das principais regiões produtoras de soja do Brasil já podem conferir os benefícios da tecnologia INTACTA RR2 PROTM, que será lançada comercialmente em breve pela Monsanto. São os testes de campo nas áreas de 500 produtores, selecionados para fazer parte do projeto “Os Eleitos”, representando um total de 2,5 milhões de hectares ou 10% da área plantada com a cultura da soja no país. “A expectativa é grande. É uma tecnologia que favorece o meio ambiente, com menor consumo de agroquímicos, e potencial aumento de produtividade. Com essa evolução, vamos nos tornar, em poucos anos, os maiores produtores de soja do mundo”, afirma Humberto Falcão, sojicultor em Passo Fundo (RS) e Primavera do Leste (MT).


A tecnologia INTACTA RR2 PROTM promete revolucionar a produção brasileira de soja e, por isso, desperta interesse, como revela o agrônomo Leacyr Lazerete Junior, gerente da fazenda Saudades, do Grupo Masutti, em Campos de Julho (MT). “Estamos bastante entusiasmados. Além da redução de custos na lavoura, vamos otimizar o trabalho operacional”, afirma. “A tecnologia também vai colaborar com a sustentabilidade e com a imagem da agricultura brasileira.”

Essa é a primeira tecnologia desenvolvida pela Monsanto exclusivamente para um mercado fora dos Estados Unidos. Ela combina proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja com a segunda geração de tolerância ao herbicida glifosato. Além disso, a tecnologia oferece resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas de mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade. “Espero que a soja INTACTA traga um crescente de produtividade e lucratividade para os campos brasileiros”, declarou o agricultor Raul Basso, de Vacaria (RS), durante evento realizado recentemente em Atibaia (interior de SP) para apresentar o projeto “Os Eleitos”.

Acompanhamento técnico

As 500 áreas plantadas com a nova soja serão acompanhadas de perto pelo time de campo de INTACTA, semanalmente, até a colheita, que será finalizada em março de 2012. Esse time é formado por 43 profissionais focados em garantir que todos os protocolos de Stewardship (gestão responsável) sejam executados perfeitamente e que as premissas do Sistema Roundup Ready Plus - desenvolvido com foco no controle de plantas daninhas - sejam observadas para que se obtenha um melhor resultado de produtividade.


Cerca de 106 áreas dentro das lavouras dos 500 sojicultores também estão sendo monitoradas pela equipe de Desenvolvimento Tecnológico da Monsanto, com o objetivo de levantar importantes informações para o correto posicionamento das variedades voltadas ao lançamento comercial da tecnologia. “Todos os agricultores que fazem parte desta fase de testes de produtividade devem se sentir parte de uma revolução. É um privilégio ter a oportunidade de fazer parte do grupo que vai levar ao mercado essa novidade”, disse Márcio Santos, diretor de Gerenciamento de Produtos da Monsanto.

“Eu pedi para fazer parte desse grupo. Sempre que surge uma nova tecnologia, é preciso ter resultados em escala maior para aproximar o futuro da realidade”, afirma Alexander Pozzobon, de Sinop (MT). “Não existe agricultura sem tecnologia”, completa. Com produção de soja em Pedra Preta (MT), João Paulo Ribeiro também está animado com a possibilidade de acompanhar os testes de campo de perto. “O produtor é um pouco como ‘São Tomé’, tem de ver para crer. Então, essa é uma grande oportunidade.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.