CI

Comercialização da safra de soja em MT atinge 83,6%

Os bons preços foram fundamentais para o avanço na venda antecipada


Comercialização da safra 2010/2011 de soja em Mato Grosso atinge 83,6% da produção. Levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que do total de 20,3 milhões de toneladas estimadas para esta temporada, 16,850 milhões já foram negociadas no mercado interno e externo. Desempenho é 5,9 ponto percentual maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando o índice foi de 77,7%.


Diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Henrique Fávaro, afirma que os bons preços foram fundamentais para o avanço na venda antecipada do grão. Comenta que a quantidade de indústrias existentes no Estado permite que os produtores tenham condições de vender a qualquer tempo, antes ou durante a safra. "Este ano os preços estão sendo mantidos em um bom patamar e a expectativa é eles não sofram alteração".

Na opinião do representante da associação, o restante da produção que ainda não foi vendida, 17%, equivalente a 3,450 milhões de toneladas, deve ser negociada com bons preços, uma vez que nem mesmo os valores praticados em Chicago (se houver queda) devem influenciar no mercado regional. "As empresas precisam do grão e os produtores que vão vender agora no fim da safra terão melhor rentabilidade, já que a tendência é de valorização no preço da oleaginosa".


A venda futura está mais avançada na região Noroeste, com 92%, seguida pela Norte com 89,3%. A mais baixa é registrada na região Sudeste com 76,6%. (FR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.