CI

Comercialização de gladíolos é resultado de parceria entre UFSM e Emater/RS-Ascar

Gladíolo, conhecido popularmente como Palma de Santa Rita, é uma flor utilizada comercialmente para a data de finados


Na última sexta-feira (22/12), a Feira da Agricultura Familiar de Dilermando de Aguiar teve a comercialização de um produto diferenciado. Os agricultores Ivorema e Elton Staggemeier levaram parte da produção de gladíolos para vender na feira e ajudar a embelezar os preparativos natalinos da região. A obtenção de gladíolos nesta época do ano foi possível devido aos trabalhos conjuntos da Emater/RS-Ascar com o Grupo Phenoglad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

A universidade, com os campi de Santa Maria e de Frederico Westphalen, é uma das instituições que fazem parte da equipe Phenoglad, juntamente com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de Itaqui; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos; o Instituto Federal Catarinense (IFC), pelos campi de Concórdia e Rio do Sul; e a Emater/RS-Ascar, como principal parceira de Extensão.

O gladíolo, conhecido popularmente como Palma de Santa Rita, é uma flor utilizada comercialmente para a data de finados, em vista de sua florescência comum apenas em uma época do ano. Esta realidade vem mudando atualmente em decorrência da tecnologia desenvolvida pela equipe Phenoglad e da operacionalização por parte da Emater/RS-Ascar.

Em Dilermando de Aguiar, os produtores aplicadores da tecnologia são o casal Ivorema e Elton Staggemeier. Mesmo em uma pequena propriedade, através da tecnologia Phenoglad, eles conseguiram planejar a colheita dos 200 pés de gladíolos para a época de final de ano e, desde a semana passada, iniciaram a comercialização. "Este projeto foi oferecido pela Emater e nós assumimos a responsabilidade de fazer os canteiros, para que o Phenoglad fizesse o plantio. Uma vez por mês, eles vêm e fazem uma visita para ver como está o andamento, uma assessoria técnica?" conta Elton.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, médica veterinária Regina Hernandes, explica que a produção de gladíolos é uma novidade para os agricultores na região Central do Estado: "Isto é muito importante porque estamos dando ao produtor uma oportunidade de geração de renda através de uma cultura bem diferente das culturas predominantes aqui no município". Ela acrescenta ainda que a produção de gladíolos é um desafio tanto para os produtores quanto para a Emater/RS-Ascar, que pode ser viabilizada em decorrência dos auxílios dos extensionistas da Instituição e do Phenoglad, que prestam assistência técnica aos produtores.

De acordo com o coordenador do Grupo Phenoglad, Nereu Streck, a equipe busca levar alternativas para a floricultura através de novas tecnologias e planejamentos. "Hoje nós temos uma tecnologia, desenvolvida ao longo dos anos e operacionalizada em parceria com a Emater, que nos dá condições de dizer aos produtores quando eles devem plantar e como devem proceder para que o gladíolo esteja pronto na data desejada, como em feriados e épocas de festas?" explicou. Streck ressalta ainda a importância da parceria com a Emater/Rs-Ascar, que possibilita a difusão do projeto nos municípios, e apresenta uma novidade: o lançamento futuro de um aplicativo para celular com a tecnologia Phenoglad, para que qualquer pessoa possa determinar o plantio da cultivar e fazer a colheita em qualquer época do ano. 

O prefeito municipal, Claiton Ilha, afirma que a produção de gladíolos é uma importante forma de o pequeno produtor ter uma renda complementar às atividades tradicionais. Ele conta que as ações do Phenoglad, em conjunto com a Emater/RS-Ascar, estão tendo uma boa aceitação em Dilermando de Aguiar e que, em decorrência do pequeno tamanho do município, há planejamento de expandir a venda para municípios vizinhos.

Esta boa aceitação pela comunidade é ressaltada pela extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dilermando de Aguiar, Luana Tironi. Ela conta que a proposta de aplicação do projeto no município partiu da UFSM e que os produtores Ivorema e Elton, ao serem convidados pela Emater/RS-Ascar, resolveram abraçar a ideia. Luana realiza as visitas técnicas mensais na propriedade e acompanha os resultados juntamente com a famílias e conta que, para janeiro, já há um outro produtor que também deseja implantar a produção de gladíolos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.