CI

Comercialização de soja atinge 82% da safra 2013/14, diz consultoria

No mesmo estágio da temporada 2012/13, a comercialização atingia 84%


O ritmo de comercialização de soja no Brasil cresceu nas últimas semanas, mas ainda está abaixo do patamar das últimas duas safras, disse nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado.

Até o dia 11 de julho, o volume negociado chega a 82 por cento da safra brasileira 2013/14, ou cerca de 71,1 milhões de toneladas.

No mesmo estágio da temporada 2012/13, a comercialização atingia 84 por cento, e em 2011/12 o índice era de 95 por cento.

A média dos últimos cinco anos está em de 82 por cento.

O destaque fica com Goiás, que tem a comercialização mais avançada dentre os maiores Estados produtores, com índice de 93 por cento.

"Apesar do ritmo um pouco mais lento... em termos de quantidade, nunca se negociou tanta soja no mercado brasileiro como nesta temporada, tanto para uso doméstico quanto para exportação", disse o analista da Safras, Luiz Fernando Roque, em nota.

A safra atual é estimada em um recorde de 86,6 milhões de toneladas, com exportações, entre fevereiro e junho, de 31,77 milhões toneladas, destacou a consultoria.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.