CI

Comércio agrícola deverá ser liberalizado até 2006


A nova comissária agrícola da União Européia (UE), Mariann Fischer Boel, acredita que os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) serão capazes de alcançar um acordo final para liberalizar o comércio mundial até 2006. O comércio agrícola tem sido um dos maiores obstáculos às conversações mundiais.

Mariann, que assumiu o posto no mês passado, advertiu que 2005 será um "ano duro" de conversações, uma etapa obrigatória antes da reunião entre os 148 representantes da OMC, que acontecerá em Hong Cong no final de 2005.

"A conclusão bem sucedida das negociações da OMC em Hong Cong será a grande prioridade do meu primeiro mandato", afirmou a comissária. "Espero que todos colaborem para alcançarmos um resultado positivo", disse.

Para demonstrar seu empenho, Mariann disse que, caso seja necessário, as negociações em 2005 prosseguirão dia e noite, acrescentando que ela está com "grande disposição" para enfrentar os rigores das conversações comerciais agrícolas.

Desde a rodada de Doha (Quatar), em 2001, os países-membros da OMC estão tentando avançar no corte de subsídios. As negociações avançam a passos lentos. A conferência de Cancún (México), em 2003, acabou naufragando em meio à controvérsia gerada pelo caso da agricultura.

Reuniões realizadas em julho deste ano em Genebra (Suíça) produziram um acordo-quadro, assentando a base para o corte de tarifas e dos subsídios, mas deixando o ajuste para as reuniões posteriores.

"Espero também que os outros parceiros comerciais reconheçam e tentem alcançar nosso nível de ambição", disse Fischer Boel. Além disso, ela disse que estará em Genebra regularmente para encontrar-se com outros negociadores agrícolas, acrescentando que já reuniu-se com o poderoso Grupo dos 20 países em desenvolvimento, liderado pelo Brasil, e com o Grupo dos 10 países, incluindo o Japão e a Suíça.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.