CI

Comissão analisa parecer sobre alterações na Lei de Cultivares

Objetivo é ampliar o controle e a fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas


Objetivo é ampliar o controle e a fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa projeto que altera a Lei de Proteção de Cultivares (PL 827/15) reúne-se nesta terça-feira (18) para discutir e votar o parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Cultivar é uma variedade de qualquer gênero ou espécie vegetal, que apresente claramente características que o distingam de plantas semelhantes da mesma espécie já conhecidas. Também precisa se manter estável em gerações sucessivas.

A proposta altera a legislação atual (Lei 9.456/97), que regulamenta a propriedade intelectual sobre vegetais desenvolvidos no País. De acordo com o texto, será obrigatória a autorização do detentor da patente de cultivares para a comercialização do produto obtido na colheita.

O objetivo é ampliar o controle e a fiscalização sobre o uso de sementes melhoradas, garantindo a remuneração para a empresa que cria ou desenvolve uma cultivar. Atualmente, a lei veda apenas a produção e não proíbe a venda sem a autorização do detentor da patente da cultivar.

A reunião está marcada para as 15h30, no plenário 10. A comissão também marcou uma reunião na quarta-feira (19), às 14 horas, no plenário 11, para continuar a apreciação do parecer.

Confira a íntegra do parecer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.