Comissão da Agricultura do Senado discute crise no setor

Agronegócio

Comissão da Agricultura do Senado discute crise no setor

A reunião debaterá a crise do setor agropecuário brasileiro e o orçamento do Ministério da Agricultura
Por:
1 acessos

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza nesta quarta-feira (27-04), às 9h, reunião extraordinária em conjunto com a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e com a presença de representantes do Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura (FNSA). "A grave crise da agropecuária brasileira" e o "Orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento" serão os temas em debate, no plenário nº 2 do anexo II da Câmara.

O presidente da CRA, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), e o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), enviaram ofício ao FNSA informando as razões do encontro. No documento, eles enfatizam que a área econômica do governo federal fez um corte de 35% no orçamento do Ministério da Agricultura, o que teria reduzido substancialmente, segundo os parlamentares, a capacidade estratégica e operacional daquele ministério.

Na explanação dos motivos que levaram ao encontro, os parlamentares lembram ainda que as medidas relativas à renegociação das dívidas vencidas e vincendas, tanto de custeio como de investimento, tomadas pelo governo federal, "foram insuficientes para alavancar um setor que nos últimos dez anos carregou o Brasil nas costas."

Na mensagem encaminhada ao FNSA, Sérgio Guerra e Ronaldo Caiado chamaram a atenção também para o fato de que a falta de liquidez do setor agropecuário produz efeitos negativos em todas as cadeias que formam o agronegócio, principalmente no setor terciário, gerando um quadro de sensível redução no nível de atividade econômica em todo o interior do país, com conseqüente aumento das taxas de desemprego.

O Fórum Nacional dos Secretários de Agricultura, com sede em Brasília, é uma organização criada pelos secretários estaduais de agricultura para encaminhar e acompanhar os seus pleitos junto às instituições federais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink