Comissão de Agricultura vai debater produção de cachaça

Agronegócio

Comissão de Agricultura vai debater produção de cachaça

De acordo com Colatto, autor do requerimento aprovado, o Brasil precisa dar um certificado à cachaça para que ela seja reconhecida como uma bebida genuinamente brasileira
Por: -Janice
184 acessos

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai promover uma audiência pública para debater os rumos da produção de cachaça no Brasil. Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (5) o requerimento 427/2009, para tratar do Projeto de Lei 1.187/2007. O projeto de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB/SC) trata da produção, comércio, registro, padronização, classificação, controle, certificação, inspeção e fiscalização da cachaça de aguardente de cana-de-açúcar. A data da audiência ainda não foi definida pela Comissão.

De acordo com Colatto, autor do requerimento aprovado, o Brasil precisa dar um certificado à cachaça para que ela seja reconhecida como uma bebida genuinamente brasileira. “O objetivo é fazer com a cachaça o que os franceses fizeram com o champagne. Quereremos transformar a cachaça em produto brasileiro para exportação”, frisou.

O deputado catarinense também é autor do Projeto de Lei 5.428/2009 que institui no dia 13 de setembro o Dia Nacional da Cachaça. A data foi proposta pelo deputado em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e faz referência ao dia em que a Corte Portuguesa assinou a permissão para a comercialização da cachaça no Brasil, no ano de 1661. Na época, a cachaça competia com a bagaceira, bebida alcoólica produzida com uva. Segundo informações do IBRAC, a comercialização da cachaça levou 30 anos para ser regulamentada. De acordo com Colatto, o objetivo da proposta é promover e fortalecer a produção nacional de cachaça. As informações são da assessoria de imprensa da Frente Parlamentar da Agropecuária.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink