Comissão de Irrigação da CNA conhece projeto de irrigação para a Bahia
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Comissão de Irrigação da CNA conhece projeto de irrigação para a Bahia

CNA se reuniu na segunda (14), para conhecer o projeto do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê
Por:

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, por videoconferência, na segunda (14), para conhecer o projeto do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, na Bahia, que está em processo para concessão ao setor privado.

A iniciativa foi apresentada pelo assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rodrigo Ramiro, e pelo assessor da presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felisberto Garrido, além de e com participação do assessor Sérgio Coelho (Codevasf) e do diretor do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI/ME), Bruno Melin.

O presidente da comissão da CNA, Eduardo Veras, ressaltou o potencial da agricultura irrigada para o desenvolvimento da região.

“A irrigação mostra os benefícios econômicos e ganhos ambientais, possibilitando o aumento da produtividade em uma mesma área. Isso é fundamental para atrair investimentos e ainda garante segurança a todos os produtores que utilizam essa tecnologia no Brasil”.

Na apresentação foi explicado que este projeto é piloto, para que se torne modelo para o restante do país. 

Está prevista a concessão de uma área de 105 mil hectares dos quais 48 mil serão destinados à agricultura irrigada na região ao norte do médio São Francisco, a 500 quilômetros de Salvador, nos municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, na região conhecida como Baixio do Irecê. Neste primeiro momento, serão destinados à concessão da iniciativa privada até 13.298 hectares de áreas irrigadas, correspondente às etapas 3, 4 e 5.

Durante a reunião, os membros da comissão fizeram sugestões que vão contribuir para a elaboração do edital de concessão.

Atualmente, o projeto do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê está em fase de consulta pública. Para participar, acesse: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/audiencias-e-consultas-publicas/baixio/


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink