CI

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que retira silvicultura da lista de atividades poluentes

Proposição legislativa avança em favor do plantio de florestas


Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 11, a Comissão de Meio Ambiente – CMA – aprovou o projeto de lei do Senado – PLS – 214/15, que exclui o cultivo de florestas da lista de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais. A proposição aprovada pelo colegiado isenta o silvicultor de pagar a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA – estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiente.

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, que é membro titular da CMA, destacou o avanço do projeto que começou a tramitar na comissão ainda em 2018 e só quatro anos depois foi apreciado. “Aprovação desse PLS representa uma vitória do setor produtivo que é penalizado de forma desproporcional. Estamos falando de uma atividade que traz benefícios sociais econômicos e ambientais”, enfatizou Heinze.

De acordo com a justificativa do projeto, o setor é responsável por 4,5 milhões de empregos e o Rio Grande do Sul figura no ranking dos estados que mais atuam no segmento. “O rótulo de poluidor para o silvicultor é erro que precisa ser corrigido. A atividade, na prática, beneficia o meio ambiente e colabora para reduzir os efeitos do aquecimento global”, reforça Heinze.

O parecer aprovado acatou duas emendas que mantém restrições para exploração da fauna exótica e os recursos aquáticos vivos.

Antes de ser enviado à Câmara dos Deputados, o relatório ainda precisa ser analisado pelo plenário do Senado Federal. O senador Heinze afirma que seguirá com as articulações para inclusão na ordem do dia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.