Comissão de Meio Ambiente promove encontro de secretários estaduais
CI
Agronegócio

Comissão de Meio Ambiente promove encontro de secretários estaduais

Entre os temas a serem debatidos estão licenciamento ambiental, política nacional de resíduos sólidos, recursos hídricos e segurança alimentar
Por:
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara promoverá entre os dias 25 e 27 de janeiro, em Porto Alegre, o 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente – Articulação Política pela Sustentabilidade. Entre os temas a serem debatidos estão licenciamento ambiental, política nacional de resíduos sólidos, recursos hídricos e segurança alimentar.

O encontro, que reunirá secretários estaduais e municipais do Meio Ambiente de todo o Brasil, faz parte da programação oficial do Fórum Social Mundial Temático Justiça Social e Ambiental.

Entre os convidados do encontro está a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participará das palestras de abertura, na manhã do dia 25. Ela falará sobre a situação do setor ambiental brasileiro e sobre os desafios e as perspectivas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro.

Também participará da abertura o presidente do Instituto Ethos e idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew, que vai falar sobre articulação política e cidades sustentáveis.

Ainda durante a sessão de abertura, será feita uma homenagem póstuma ao ambientalista e ex-ministro do Meio Ambiente José Lutzenberger (morto em 2002). Será concedido o título de Doutor Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia.

No encerramento do encontro (manhã do dia 27), haverá conferência do subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o diplomata alemão Achim Steiner.

Após a conferência, os secretários de Meio Ambiente se reunirão em assembleia geral para redigir um documento que será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado e à presidente da República, Dilma Rousseff.

Entidades parceiras

O 2º Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente será promovido em parceria com as seguintes entidades: Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Secretaria de Assuntos Estratégicos Presidência da República e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

O coordenador-geral do encontro é o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Giovani Cherini (PDT-RS). O evento ocorrerá no Salão Nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Mais informações no site do evento (http://www.abema.org.br/site/hotsites/ii-encontro-brasileiro-de-secretarios-do-meio-ambiente/index.htm).

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.