CI

Comissão de Ovinos da Farsul apresenta sugestões para governo do Estado

"Um bom programa de retenção de matrizes precisa de dois anos de carência com pagamento de 50% do empréstimo no segundo ano e o restante no terceiro"


Dirigentes de sindicatos rurais das regiões produtoras de ovinos se reuniram na sede da Farsul nessa segunda- feira (24), para levantar sugestões ao programa do governo do estado para ovinocultura. Segundo o coordenador interino da comissão de ovinos da Farsul, Nilson Missel, um bom programa de retenção de matrizes precisa de dois anos de carência com pagamento de 50% do empréstimo no segundo ano e o restante no terceiro. “O prazo permitirá que o criador venda seus produtos e pague o financiamento com recursos da atividade. A garantia deve ser o próprio produto, evitando assim a penhora de seus bens” afirmou Missel. Ele também destacou que é necessária a redução da burocracia no acesso aos recursos, sem exigência de projeto global da propriedade. “O ideal é que a ficha zootécnica, com número de matrizes, seja suficiente para acessar o empréstimo,” sugeriu Missel.

O dirigente destacou que o preço do cordeiro equivalente ao dobro do pago ao boi gordo, devido à grande demanda, estimula o setor, exigindo aumento na produção em todos os níveis. Portanto, “o programa de retenção de matrizes chega em boa hora e deve ajudar no aumento da produção de cordeiros. É importante também eliminar as ovelhas velhas e os carneiros inférteis, práticas hoje abandonadas”, concluiu Missel.

As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – FARSUL.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.