CI

Comissão Europeia: edição genética é sustentabilidade 

Declaração foi dada pelo vice-presidente


Foto: Pixabay

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, acrescentou sua voz à lista crescente de pessoas no executivo da UE que defendem a edição de genes, uma atitude condenada por ativistas que acusam a Comissão de ter tomado uma decisão sobre a tecnologia. De acordo com o veículo, as palavras do presidente foram proferidas durante um evento de alto nível sobre biotecnologias modernas na agricultura, que teve lugar a 29 de novembro, com o objetivo de constituir um fórum para um debate "transparente e construtivo" sobre como a UE pode evoluir um marco regulatório sobre plantas obtido por meio de novas técnicas genômicas (NGT). 

“Trabalhos preliminares já revelaram que plantas obtidas por meio de novas técnicas genômicas têm potencial para contribuir com os objetivos de uma produção agroalimentar mais resiliente e sustentável”, disse Timmermans, apontando exemplos como aumento da resistência das plantas a pragas, doenças e meio ambiente condições como as secas mais intensas e prolongadas causadas pelos efeitos das mudanças climáticas. "Isso é muito promissor", disse ele, acrescentando que isso deve ser feito de uma forma que não reduza a segurança e também deve ser usado em paralelo com todos os outros esforços para melhorar as práticas agrícolas sustentáveis. 

Referindo-se às ambições de sustentabilidade delineadas na política alimentar e agrícola emblemática da UE, a Estratégia Farm to Fork, Timmermans disse que o trabalho em NGTs "fará claramente parte dessas ações". Ele chamou o evento de um "marco" no diálogo sobre biotecnologia, acrescentando que a UE deve "explorar adequadamente seu potencial no desenvolvimento de produtos sustentáveis". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.