Comissária de Agricultura da UE viajará na próxima semana ao Brasil

Agronegócio

Comissária de Agricultura da UE viajará na próxima semana ao Brasil

A comissária visitará Argentina e Brasil para fortalecer a cooperação agrícola e discutir o desenvolvimento de biocombustíveis
Por:
106 acessos

A comissária européia de Agricultura, Mariann Fischer Boel, visitará entre os dias 11 e 17 Argentina e Brasil para fortalecer a cooperação agrícola e discutir questões como o desenvolvimento de biocombustíveis e as negociações da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Fischer Boel irá à Argentina no dia 11, onde se reunirá em Buenos Aires com os ministros da Economia, Miguel Peirano, Assuntos Exteriores, Jorge Taiana, e o secretário de Agricultura, Javier de Urquiza.

A comissária assinará um memorando de cooperação entre a União Européia (UE) e a Argentina para o período compreendido entre 2007 e 2013.

Nos dias 12 e 13 ela irá para a província de Córdoba, na qual visitará plantações de milho, trigo e soja, além de criações de gado.

Fischer Boel irá no dia 14 a Brasília, onde se reunirá com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro e com diretores de associações de agricultores e criadores de gado.

Nos dias 15 e 16 visitará plantações de cana-de-açúcar e de cítricos, além de fazendas produtoras de lácteos e fábricas de etanol.

A viagem da comissária européia ocorre em um momento importante, quando se negocia a liberalização das trocas comerciais mundiais dentro da Rodada de Doha, na OMC, e Argentina e Brasil reivindicam à UE mais abertura de seus mercados.

A agricultura é um aspecto fundamental nas negociações da UE com o Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em processo de adesão -, embora estas discussões estejam paralisadas, à espera dos resultados de Doha. O Brasil é o maior exportador de produtos agrícolas aos países da UE.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink