CI

Comissões jovens formam novas lideranças para o agronegócio

Temas como sucessão rural e as atividades de núcleos da juventude foram discutidos no Agropauta Web Talks


Foto: Divulgação

As comissões jovens de entidades rurais auxiliam na formação de novas lideranças do setor agropecuário. Por meio de ações, surgem destes braços das associações e federações o futuro da representação no campo. Este foi o tema do Agropauta Web Talks, evento virtual promovido pela AgroEffective na noite desta quarta-feira, 2 de dezembro. Participaram a coordenadora da Comissão Jovem da ABCCC, Giovanna Freitas, a presidente do Núcleo Jovem Hereford e Braford, Isadora Galarza, o presidente da Comissão Jovem da Raça Holandesa do Rio Grande do Sul, José Almeida, e o presidente da Comissão Jovem da Farsul, Rafael Macedo.

Cada representante apresentou durante o evento as ações e atividades das suas comissões jovens e como cada entidade apoia as iniciativas. Além disso, também trouxeram como cada um dos grupos estão atuando neste momento de pandemia, com a realização de eventos e capacitações online. O tema da sucessão rural e da permanência dos jovens no campo também foi pautado ao longo do evento.

Segundo Macedo, a questão da fixação do jovem no campo passa pelas políticas públicas para levar tecnologia ao campo. Sobre a sucessão rural, informou que a Farsul Jovem procura levar o tema para debates frequentes entre os participantes. "No nosso último evento levamos famílias que foram cases de sucesso na sucessão rural e que passaram por isto. A sucessão acontece e é um ciclo. Temos que estar preparados para assumir a propriedade, assim como as nossas associações. As comissões jovens isso nada mais é do que um treinamento para as associações seguirem forte no futuro e bem representadas", destacou.

Isadora também abordou a realização de eventos pelo Núcleo de Hereford e Braford com o tema da sucessão de forma a levar aos jovens exemplos dessa transição. O Núcleo também tem trabalhado em capacitações técnicas por meio virtual neste momento de pandemia. "Tentamos trazer os jovens para perto das nossas raças e trazer novos associados para a associação. Nós somos o futuro. As associações jovens e comissões jovens tem que tentar mudar, melhorar e mostrar o que estão fazendo no dia a dia. Para as raças Hereford e Braford procuramos mostrar estes cases de sucesso", salientou.

Já Giovanna enfatizou que nas diretorias da ABCCC já existem lideranças que passaram pela comissão jovem recentemente, citando que o penúltimo coordenador da comissão atualmente integra a atual diretoria da entidade. "Além de uma sucessão familiar, estamos formando futuros diretores. E mesmo hoje os ginetes, veterinários e diretores já tem seus filhos pequenos inseridos na nossa realidade. No último Freio Jovem, os primeiros colocados da categoria infantil eram filhos de ginetes do Freio de Ouro. Observamos que estas crianças já estão inteiradas desde pequenas na realidade do cavalo", ressaltou.

Almeida reforçou que um dos trabalhos que a comissão da raça Holandesa vem realizando é trabalhar a interação dos jovens com o mercado por meio de palestras online. Afirmou que ainda é preciso ter estímulo para os jovens permanecerem no campo. "Há ainda uma dificuldade de diálogo entre os jovens e os atuais administradores, o que faz com que a juventude busque outras alternativas. Isto também por falta da tecnologia. Por isso precisamos trabalhar mais para manter os jovens no campo e as soluções tecnológicas que estão vindo podem ajudar nesse trabalho", comentou.

A próxima rodada do Agropauta Web Talks será no dia 09 de dezembro com o tema Ensino Agrícola, que vai falar sobre os desafios dos educadores no campo. Os eventos podem ser acompanhados pelo canal do Youtube da AgroEffective.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.