CI

Comitê de recursos pesqueiros pelágicos se reúne pela primeira vez quinta (20) e sexta (21)

Grupo formado por governo e sociedade discutirá gestão e fomento da pesca de peixes de superfície


Grupo formado por governo e sociedade discutirá gestão e fomento da pesca de peixes de superfície

A Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove a reunião de instalação do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pelágicos do Sudeste e Sul, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), em Brasília. Pelágicos são peixes que nadam na superfície do mar a maior parte do tempo. É o caso da tainha, sardinha, anchova e cavalinha.

O comitê reúne 24 representantes do setor público e da sociedade civil organizada. Do lado do governo estão, por exemplo, representantes do Mapa e dos ministérios do Meio Ambiente e da Defesa. Da sociedade civil, o fórum conta com integrantes da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (Conepe) e do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), entre outros.

Segundo a coordenadora de Pesca Marinha da SAP, Elielma Borcem, a função do comitê é formular, avaliar, revisar e propor ações ou atividades relacionadas com a gestão, o ordenamento e o fomento sustentável da pesca dos peixes pelágicos. Na reunião de instalação, será aprovado o regimento e criado um subcomitê científico para assessoramento do comitê.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.