CI

Comitê prepara propostas da agricultura de precisão

Grupo deverá se reunir novamente durante um workshop em outubro


Grupo deverá se reunir novamente durante um workshop em outubro para avaliar o andamento das demandas do setor

Ribeiro Preto - O Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu uma reunião na terça-feira, 3 de maio, durante a 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), para definir as propostas do setor que serão apresentadas para inclusão no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal (PPA). As demandas precisam ser encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão até o dia 28 de maio.


O encontro contou com a participação de pesquisadores da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e representantes de indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas. Segundo o coordenador do CBAP, Izaias de Carvalho Filho, a necessidade mais urgente é a realização de um levantamento estatístico e o estabelecimento de indicadores do setor. O objetivo do estudo é descobrir quantos agricultores utilizam técnicas agrícolas de precisão, qual a área utilizada e quantos equipamentos são comercializados no país.

“Precisamos ter essas informações para medir os impactos que esse mercado proporciona e quais as perspectivas dele. É um setor que interfere diretamente na competitividade do agronegócio brasileiro. Se não entregarmos as nossas solicitações agora, poderemos ficar de fora do PPA pelos próximos quatro anos”, declara.

As outras demandas identificadas são a capacitação de técnicos e operadores de máquinas e equipamentos com tecnologia eletrônica embarcada; ampliação do apoio financeiro à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor e incentivo a projetos de transferência de tecnologia, principalmente para pequenos e médios produtores.

O CBAP pretende organizar um workshop no mês de outubro, em Brasília, para debater o tema. O evento deverá reunir instituições, ministérios e empresas com o objetivo de avaliar as propostas enviadas ao Ministério do Planejamento e definir questões como a necessidade de um marco regulatório específico e de uma política de desenvolvimento da agricultura de precisão.


Saiba mais

Comitê Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP): fórum de articulação, interlocução e proposição que envolve o Ministério da Agricultura, a Rede de Agricultura de Precisão (AP) da Embrapa, as indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e o setor de serviços. O Comitê foi criado no ano de 2007 para promover a difusão e adoção da plataforma tecnológica e a capacitação de recursos humanos.

Agricultura de Precisão (AP): conjunto de tecnologias caracterizado pelo uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Permite a exploração racional dos sistemas produtivos, a otimização no uso de insumos (agrotóxicos, corretivos, fertilizantes e combustíveis), a redução dos impactos ambientais com o aumento da lucratividade e a melhoria da gestão da atividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.