CI

Comitiva chilena visita estande do Mapa em Cascavel

Objetivo é conhecer a dinâmica de produção de grãos na agricultura familiar, apreciar o sistema cooperativista brasileiro


Objetivo é conhecer a dinâmica de produção de grãos na agricultura familiar, apreciar o sistema cooperativista brasileiro

Representantes do Instituto de Desenvolvimento Agrícola (Indap) do Chile estão no Brasil nesta semana para conhecer a realidade da produção de pequenas propriedades rurais e cooperativas paranaenses. Os produtores chilenos visitaram o estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta terça-feira, 7, na 24ª edição do Show Rural, em Cascavel (PR).


O objetivo da missão é conhecer a dinâmica da produção de grãos na agricultura familiar, o funcionamento do sistema cooperativista brasileiro, além de conferir o maquinário específico para pequenas propriedades. “Queremos conhecer o trabalho realizado no Brasil para agregar valor aos nossos produtos”, afirmou o diretor regional do Indap e coordenador da comitiva, Ricardo Rivas. Segundo ele, o governo do Chile pretende organizar os produtores em associações e cooperativas, uma maneira de alavancar o setor. “Quando estamos juntos somos mais fortes. Questões de capacitação, educação e tecnologia são facilitadas quando estamos reunidos”, disse Rivas.

Um dos locais visitados pela missão foi o setor de agroecologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa. O espaço apresenta tecnologias agroecológicas para pequenas propriedades aplicadas no campo. Técnicas como coleta de água da chuva, aquecimento de água com materiais reciclados e iscas naturais para pragas em plantações foram mostradas aos representantes chilenos. Ainda na área da Embrapa, a missão conheceu variedades de soja, milho, feijão e trigo usadas para lavoura ou alimentação animal.


Durante a visita, os representantes chilenos conheceram também o conceito do cooperativismo paranaense na Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O setor que faturou, aproximadamente, R$ 30 bilhões no ano passado no Paraná, é exemplo no exterior. “Sabemos que o país é referência. Queremos buscar o máximo de conhecimento que conseguirmos, inclusive na parte legal, para fortalecermos o cooperativismo no Chile”, destacou o diretor do Indap. Na quarta-feira, 8, a missão segue para as cidades paranaenses de Campo Mourão e Maringá. Lá, irão conhecer a rotina das maiores cooperativas do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.