CI

Como a inteligência de dados pode aumentar a produtividade

Os dados se tornaram o novo universo do agro


Foto: Nadia Borges

No dia a dia das lavouras, as ferramentas de dados auxiliam na análise do clima, nas estratégias de plantio das culturas e na medição do desempenho de cada talhão da fazenda. Avanços que serão ainda mais decisivos na próxima década, quando o aumento populacional do planeta demandará muito da agricultura.

"Os dados se tornaram o novo universo do agro. Eles transformam a compreensão dos processos produtivos, mudando expressivamente as consultorias e fazendas", afirma o engenheiro agrônomo Rodrigo Dias, CEO da ConnectFarm, empresa especializada em inteligência de dados para o agronegócio. Dias aponta que, em 2030, seremos 8,3 bilhões de pessoas — um crescimento que exigirá uma maior produção de alimentos. "Além disso, será necessário 50% mais disponibilidade de energia e 30% mais água, o que obrigará uma produção mais sustentável", afirma o empresário, que abordará o tema em palestra no V Seminário Phytus, que ocorre entre os dias 30 de junho e 2 de julho, com transmissão pela internet.

No evento, o engenheiro apresentará as soluções desenvolvidas pela ConnectFarm, que integra tecnologia com os fatores de produção, buscando ampliar a produtividade, otimizar recursos e maximizar a rentabilidade. "Criamos um algoritmo capaz de analisar big data e entregar cerca de 15% mais em produtividade", destaca Rodrigo.

Um dos projetos da empresa é o Índice de Gestão Ambiental, baseado em um algoritmo que interpola atributos do solo, das plantas e do ambiente. O sistema melhora a inteligência à medida que aumenta sua base de dados, permitindo uma recomendação mais assertiva para cada ambiente da fazenda. 

Com informações da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.