CI

Como agricultura indiana cresceu em meio à Covid

No entanto, o crescimento não resultou em maiores receitas agrícolas


Foto: Nadia Borges

Mesmo com a crise liderada pela pandemia encolhendo a economia geral da Índia, seu setor agrícola, apoiado por uma monção normal, semeadura Kharif robusta e armazenamento adequado de água em reservatórios, permaneceu um "ponto positivo", de acordo com o Banco da Índia. O produto interno bruto da Índia, que havia crescido 5,2% e 4,4% nos dois primeiros trimestres de 2019-20, contraiu 23,9% e 7,5% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente, de 2020-21, de acordo com dados do governo. 

No entanto, a agricultura parece ter escapado do impacto da queda causada pela pandemia - cresceu 3,4% nos dois trimestres, próximo às taxas de 2019-20. "É verdade que as atividades agrícolas são menos afetadas, em parte porque é uma opção alternativa para aqueles que perderam empregos nas cidades ou aqueles que fazem trabalho assalariado", disse Sudha Narayanan, economista agrícola e professora associada do Instituto Indira Gandhi de Pesquisa de desenvolvimento. Além disso, quando outros rendimentos caem vertiginosamente, a resposta lógica dos proprietários de terras é aumentar sua própria comida, acrescentou ela. 

No entanto, o crescimento não resultou em maiores receitas agrícolas devido ao aumento dos custos de insumos causado pelo bloqueio. O setor agrícola também viu algumas outras turbulências este ano. A aprovação das três leis agrícolas durante a sessão das monções de 2020 do parlamento levou a uma agitação generalizada nas últimas três semanas. Os agricultores insistem em que as contas sejam revertidas porque temem que o aumento da privatização setor os deixe vulneráveis à exploração. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.