Como anda a presença brasileira nos principais mercados de frango dos EUA?

Agronegócio

Como anda a presença brasileira nos principais mercados de frango dos EUA?

AviSite mostrou que os 10 maiores importadores da carne de frango norte-americano absorvem 55,73% do volume total exportado pelos EUA
Por:
899 acessos
Ontem, 29, o AviSite mostrou que os 10 maiores importadores da carne de frango norte-americano absorvem 55,73% do volume total exportado pelos EUA (dados relativos ao período janeiro-setembro de 2012), entre os primeiros figurando, além da Rússia (segundo maior importador dos EUA), seus três vizinhos mais próximos – México, Canadá e Cuba.


A pergunta agora é: como anda a presença brasileira nesses 10 mercados?

A resposta está sintetizada no quadro abaixo e mostra, principalmente, que em dois dos principais clientes norte-americanos – México e Taiwan – a participação brasileira é nula. Ou seja: por razões que não cabe aqui debater e apesar de, só neste ano, já ter entrado em 149 países, a carne de frango brasileira continua sem acesso a dois dos maiores importadores mundiais do produto.


Outro caso gritante é o da Rússia, mercado que, até setembro passado, importou do Brasil não mais que um quarto do volume adquirido dos EUA. No entanto, dois anos atrás, as exportações brasileiras para o mercado russo (perto de 145 mil toneladas) corresponderam a 45% do que foi exportado pelos EUA para aquele país.


Tudo computado, a conclusão é a de que os principais adquirentes da carne de frango norte-americana respondem por menos de 20% das exportações brasileiras. E a recíproca – isto é, a presença norte-americana nos principais mercados de frango do Brasil – como anda? Isso está exposto em outra matéria desta edição.






Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink