CI

Como aplicar o fertilizante orgânico nas diferentes culturas?

A aplicação correta para cada tipo de cultura é importante para garantir os melhores resultados


Foto: Divulgação

Através do processo de compostagem, a Terra Nascente Fertilizantes, uma das empresas do Grupo Katayama, transforma o esterco das galinhas poedeiras no produto TN Organic Multi, rico em matéria orgânica humificada, macro e micronutrientes. O seu uso aumenta a produtividade das culturas e garante maior retorno econômico ao produtor rural, pois pode reduzir de 20 a 30% a necessidade de fertilização mineral. A aplicação correta para cada tipo de cultura é importante para garantir os melhores resultados.

De acordo com Rafael de Melo Sousa, Gestor de Operações Fertilizantes, o TN Organic Multi pode ser aplicado tanto no plantio como na cobertura/manutenção das culturas, com o objetivo de melhorar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, além do fornecimento dos nutrientes para suprir a demanda das plantas. Para haver a máxima eficiência, a empresa oferece acompanhamento técnico especializado, que avalia o manejo realizado pelo produtor, o perfil das culturas e os equipamentos adequados para aplicação.

“Atualmente, no mercado temos equipamentos específicos para aplicação de fertilizante orgânico, que proporcionam um melhor posicionamento do produto aplicado. A calcareadeira, por exemplo, uma máquina bem comum nas propriedades rurais, pode ser utilizada para realizar a aplicação, mas exige adaptações para alcançar o melhor posicionamento”, cita Rafael. “Considerando culturas perenes, como café e citrus, o mais recomendado é realizar a aplicação na cova ou sulco do plantio. Nesse tipo de cultura, o TN Organic Multi também pode ser usado na cobertura, abaixo da copa das plantas. Já nas culturas anuais, como algodão, soja e milho, o ideal é realizar a aplicação na área total antes da semeadura. E nas pastagens para pecuária, indicamos a sobreposição na área total, seja na aplicação para implantação da pastagem como na sua manutenção.”

Resultados e diferenciais

O resultado do fertilizante orgânico, quando comparado ao do fertilizante mineral, é mais lento, pois a liberação dos nutrientes no solo é gradual. Portanto, os resultados serão obtidos durante o primeiro ano após a sua aplicação e, principalmente, nos anos seguintes.

O grande diferencial do fertilizante TN Organic Multi, é a qualidade de sua matéria-prima, ou seja, o esterco de galinhas poedeiras da indústria avícola do mesmo Grupo, a Katayama Alimentos, considerado nobre, com alta concentração de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, além de micronutrientes como boro, cobre e zinco, e altos teores de matéria orgânica. Tudo isso resulta em um fertilizante orgânico composto de alta qualidade, um produto com substâncias húmicas, livre de microrganismos patogênicos e propágulos de plantas daninhas.

Aplicação assistida

O acompanhamento técnico da Terra Nascente Fertilizantes ocorre no pré e pós-venda. O trabalho tem início com as visitas dos profissionais às propriedades rurais, para entender a necessidade do cliente e analisar a cultura na qual será realizado o manejo. Feito esse diagnóstico, recomenda-se a dose do TN Organic Multi a ser aplicado em cada situação.

“O acompanhamento técnico e o pós-venda são de suma importância, pois a fertilização orgânica vai além do fornecimento de macro e micronutrientes para a planta ou cultura. Os benefícios da fertilização estão nas melhorias das condições físicas, químicas e biológicas dos solos, assim como no aumento dos teores de matéria orgânica, da capacidade de troca catiônica (CTC), capacidade de retenção de água (CRA), entre outros”, finaliza Rafael de Melo Sousa.

informações da assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.