CI

Como certificar que os alimentos são armazenados de forma correta nos supermercados?

Entre os assuntos abordados, estão a validade, conservação e as etapas que os alimentos são armazenados


A vida útil dos produtos nos supermercados é um assunto que os consumidores devem se atentar ao realizar compras. Para auxiliá-los nesse desafio, o Canal Coma Bem entrevistou a Pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Silvia Moura. Entre os assuntos abordados, estão a validade, conservação e as etapas que os alimentos são armazenados.

Os tipos de conservação na prateleira são por calor, como a pasteurização, ou por frio, como a refrigeração e o congelamento. Uma dica para certificar que os produtos congelados estão sendo armazenados de forma correta é observar alguns detalhes que indicam que o item passou por descongelamento durante a noite, por exemplo. Os indícios são caixa molhada ou com pedaços de gelo grudados na embalagem. Isso acontece em estabelecimentos que desligam a energia no período noturno para economizar.

Segundo a profissional, a validade dos alimentos nas prateleiras é determinada por análises físicas, em que são verificadas cor e umidade; análises químicas, presentes nas vitaminas existentes nos produtos; e também análises microbiológicas e sensoriais. Essas análises são realizadas por uma equipe de profissionais e, quando é detectada alguma alteração do ponto de vista de legislação, é anunciado o fim da vida de prateleira do produto.

Para obter mais informações sobre o tema e saber mais dicas de armazenamento, acesse https://www.youtube.com/watch?v=WoVKjHjEm6I

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.