CI

Como está o panorama de inovação do Agro?

Startups podem ter bons negócios


Foto: Pixabay

O Brasil tem realmente um movimento de inovação decentralizado e pujante, com foco na agricultura, e com características do ecossistema de agtech que o tornam especial. Quem afirmou isso foi Francisco Jardim, CEO da SP Ventures, em um dos painéis no Whow! Festival de Inovação 2020 no qual falou sobre os polos de inovação no agronegócio brasileiro. 

De acordo com Giuliano Bittencourt, CEO da fazenda urbana BeGreen, que anunciou recentemente uma rodada de investimento liderada pela administradora de shopping center, o agro brasileiro é uma grande oportunidade para investimentos. O que a empresa faz é criar hortaliças dentro de estufas, com controle, usando a tecnologia. “É muito desafiador fazer a comida chegar até o consumidor em um país continental como o Brasil. A BeGreen leva a produção para dentro da cidade”, explica o empreendedor. 

Para ele, ao levar a produção para dentro da cidade, a startup reduz o desperdício de alimentos, já que elimina o desafio logístico. “A oportunidade das fazendas urbanas é a cadeia logística, porque não faz sentido o tanto que é desperdiçado”, diz Giuliano. “A gente sabe que tem que aumentar a produtividade, mas a grande oportunidade é reduzir o desperdício, trazer a cadeia logística para dentro da cidade, tirar a ineficiência logística, deixando o produto mais saboroso”, completa. 

Além de Giuliano, Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, fala de como o ecossistema de inovação no agronegócio vem se desenvolvendo no Brasil. “Ao comparar com o exterior, o nosso ecossistema é diferente, está melhorando, e passando da visão de competição para colaboração”, afirma. “Ainda tem que amadurecer na jornada de ser mais aberto ao risco, de investir mais. Mas é memorável a jornada até aqui. O agro passou a ser uma possibilidade de investimento”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.