CI

Como fica o tempo na quarta-feira?

Veja a previsão do tempo completa


Foto: Arquivo

Nesta quarta-feira (15/09) a atuação da frente fria ainda mantém os riscos elevados para temporais no centro-sul do país, sobretudo na região sul. Além disso as chuvas serão melhor distribuídas na região norte, centro-oeste e norte do nordeste. Ao passo que uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme na parcela central do país. No extremo sul, teremos a atuação de uma massa de ar polar, dando condições para a formação de geadas fracas e pontuais.

Até a quinta-feira (16) a presença de cavado - região alongada de baixa pressão - somado à outras instabilidades ainda presentes, em conjunto com a passagem de uma frente fria, favorece um ambiente propício para eventos extremos para chuva intensa no PR, no sul de MS e do sudoeste, parte do centro e do oeste de SP. No setor norte do país as instabilidades de altitude juntamente com a termodinâmica (calor e umidade) favorecem o surgimento de nuvens carregadas que provocando pancadas isolada, com potencial para  chuva intensa em algumas localidades do norte e nordeste de RO, no noroeste de MT, sudoeste, nordeste e litoral do PA, no oeste e litoral do MA, no sul e oeste de RR e em grande parte do AM (exceto no extremo sudoeste). Uma região de alta pressão em 5 km de altitude, garante o tempo quente e seco na região central do Brasil onde a semana será bastante quente, inclusive em áreas do oeste da região sudeste. No litoral leste do nordeste o fluxo de umidade associada a cavado, provocarão chuva nos litorais, especialmente de SE ao RN, porém sem condições de gerar eventos extremos nos próximos dias. 

NOVIDADE: Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte
O padrão de circulação típico da época do ano favorece a formação de nuvens carregadas em praticamente todas as áreas da região norte. Deste modo as chuvas terão uma boa distribuição pelos estados, exceto ao sul do TO e AP. Os maiores volumes previstos ficam para o norte do AM e alguns pontos de RO, vale mencionar que essas chuvas poderão ocorrer em um curto período de tempo e de forma intensa. Com a maior presença das chuvas a tendência é de que as temperaturas máximas do dia não sejam tão elevadas, apesar de que ainda estão acima dos 37°C em muitas localidades.

Região Nordeste
As projeções indicam uma melhor distribuição das chuvas sobre o norte da região nordeste. Os índices de instabilidades apontam para valores expressivos e também há umidade o suficiente para a formação das nuvens carregadas. Desta forma, as pancadas de chuva poderão ser localmente fortes sobre o MA, norte do PI e litoral do CE. Apesar disso, os maiores volumes se concentram na metade norte do estado do MA. No litoral leste do RN, PB, PB as chuvas serão passageiras, mas poderão gerar acumulados na ordem dos 10 mm no final do dia. Sobre o sul do MA, sul do PI e grande parte do estado da BA, a condição do tempo será firme e seco, com índices de umidade abaixo dos 20%.

Região Centro-Oeste
A presença de uma frente fria contribui para a organização das instabilidades sobre grande parte da região. Além da frente fria, os ventos mais intensos nas camadas mais altas, o forte calor e a grande quantidade de umidade na atmosfera também favorecem a formação de nuvens carregadas. Logo, as chuvas estarão presentes no MS e MT com potencial para ocorrerem de forma localmente forte e no sul do GO na forma de pancadas isoladas. O calor diminui na metade oeste da região e fica ameno no sul do MS. Contudo, sobre o leste do MT, GO, norte do MS, DF o calor ainda será intenso e com baixos índices de umidade do ar. 

Região Sudeste
O predomínio do tempo na região será da massa de ar quente e seco, devido à presença de uma região de alta pressão a cerca de 5 km acima da superfície. Além disso, este padrão de circulação impede a aproximação da frente fria na metade norte da região e direciona o ar mais seco das partes mais altas para a superfície. Assim, o tempo terá o predomínio de sol, temperaturas elevadas e índices de umidade abaixo dos 20% em todo estado de MG, oeste paulista, RJ e alguns pontos do ES. No entanto, a frente fria atuará sobre o sul de SP provocando chuvas localmente fortes e diminuindo as temperaturas no período da tarde. 

Região Sul
Na região sul, a frente fria continua atuando particularmente sobre o norte de SC e PR. Os índices de instabilidade também apontam para potencial de granizo isolado, vendavais e chuvas intensas em um curto período de tempo. No entanto, estas condições serão mais brandas e isoladas se comparadas ao dia anterior. Os maiores acumulados de chuva se concentram no leste do PR e norte de SC, podendo se aproximar dos 50 mm no decorrer do dia. Sobre o RS, após a passagem da frente fria, o domínio será de uma massa de ar seco e frio associada a uma região de alta pressão. Deste modo, há condições para o registro de geadas fracas e pontuais sobre as áreas mais altas ao sul do estado e as temperaturas serão amenas no decorrer do dia.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva:

Temperatura Máxima:

Temperatura Mínima:

Condição para Geadas:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.