CI

Como fica o tempo nesta quarta-feira (6)

O dia será marcado por instabilidades na maioria dos Estados


Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (6), o dia será marcado por instabilidades. Há vários sistemas que provocam chuvas atuando no país e nas vizinhanças, como uma região de baixa pressão no Paraguai, outra no Uruguai, no litoral Gaúcho/Catarinense, entre o MS e SP e no litoral do RJ. Essas instabilidades somadas ao ar quente e úmido, são os ingredientes para a formação de temporais em praticamente todo centro sul do país.

Na região norte os temporais serão menos distribuídos, concentrando-se mais para a faixa ocidental da região amazônica, onde terão mais intensidade no estado do AC e RO. Esse comportamento se dá devido a uma intensificação dos ventos de leste na região. No estado do TO, o tempo será mais seco porém não se descarta a ocorrência de um temporal muito localizado devido ao aquecimento diurno o mesmo vale para o estado do PA.

No nordeste, boa parte dos estados do sertão e agreste ainda segue sob o regime da massa de ar seco que está impedindo a formação de nuvens mais carregadas, porém no MA há condições para temporais no decorrer do dia, e no litoral de toda a região tem condições para chuva fraca e passageira.

Na região centro-oeste, as chuvas mais fortes ficarão concentradas no MS devido à atuação da região de baixa pressão no país vizinho e na divisa com SP, além da grande quantidade de umidade na atmosfera, os temporais terão mais intensidade na região do bolsão sul-matogrossense com condições para ser localmente fortes acompanhados de raios, vendaval e queda de granizo. No MT as chuvas ficam mais concentradas entre o norte, oeste e sul do estado, no leste do MT o tempo fica mais seco, porém com condições de chuva isolada e mal distribuída por conta do aquecimento. No GO, as chuvas ficarão ao sul do estado e no centro norte, o comportamento de chuva de verão com pancadas isoladas.

Na região sudeste, a influência de regiões de baixa pressão, somadas ao calor e umidade, mantém as chuvas intensas entre o centro-sul de MG, norte de SP,  e RJ.

Na região Sul, hoje, o tempo segue firme em boa parte do RS, o tempo fica mais instável entre o litoral e norte do estado, onde pode ter chuva intensa na região de Torres, divisa com sul de SC. Em SC, pela influência da região de baixa pressão no litoral e o ar quente e úmido, carregado da região amazônica pelo Jato de Baixos Níveis (o rio voador), tem condições para temporais com volumes expressivos de precipitação, com eventual queda de granizo na faixa leste do estado. O estado do PR também estará sob a influência de instabilidades, com potencial para temporais localmente fortes.

No decorrer dos próximos dias a instabilidade aumenta no Sudeste do Brasil, favorecendo condições para chuvas intensas e acumulados expressivos. De maneira geral, o calor segue mantendo as pancadas de chuva localmente fortes em boa parte do Norte do país, exceto setor leste que ficará mais seco.

*material elaborado com base em informações equipe Agrotempo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.