CI

Como fica o tempo no fim de semana?

No sábado, com o estabelecimento de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do país, as temperaturas ficarão baixas especialmente na manhã deste sábado


Foto: Pixabay

No sábado, com o estabelecimento de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do país, as temperaturas ficarão baixas especialmente na manhã deste sábado. É esperado também que essas temperaturas fiquem negativas nas regiões mais altas de SC e RS, e ao sul do PR. E a condição de temperaturas baixas, vento fraco e céu claro dão as condições para a formação de geadas nestas localidades.

O amanhecer também será ameno ao sul do MS e sul de MG, no entanto as temperaturas seguem em gradativa elevação no período da tarde, ao passo que ao sul elas não subirão tanto. 

Além disso, as instabilidades estarão mais deslocadas para o oceano diminuindo as condições para chuvas no centro-sul do país. Apesar de que ao leste do sudeste, devido à influência da umidade marítima, tem condições para pancadas rápidas e isoladas no litoral de SP, RJ, leste de MG, ES e litoral sul da BA.  

Nas demais regiões do Brasil, a condição do tempo não sofrerá grandes alterações no sábado. Assim, as chuvas volumosas e as altas temperaturas continuam no extremo norte, bem como as pancadas de chuvas passageiras no litoral nordestino e o tempo seco e quente entre o sul do AM, RO, norte do MT, sul do PA, norte do GO, norte de MG e interior nordestino.

No domingo, o dia terá novamente um amanhecer gelado ao centro-sul do país, com a possibilidade de formação de geadas ao sul do PR, e nas regiões serranas de SC e RS, sendo que nessas localidades novamente terá o registro de temperaturas negativas. A massa de ar polar continuará avançando sobre o país, provocando o declínio das temperaturas no AC, RO, sul do MT e sul do GO, MS, SP e MG, sobretudo no período da madrugada e manhã. Porém o dia será marcado por uma grande variação entre a temperatura mínima e a máxima durante a tarde.

E essas temperaturas elevadas no período da tarde, combinadas com a umidade disponível no ar, poderão provocar pancadas de chuva isoladas e mal distribuídas ao norte de GO e norte de MG. Além disso a presença de uma região de baixa pressão no litoral baiano, aumenta as condições de chuvas deixando o dia com o tempo mais encoberto também.

As chuvas no extremo norte sofrem uma pequena mudança, diminuindo os volumes sobre o AC, as chuvas ficarão mais deslocadas ao norte do AM e a distribuição ficará mais irregular sobre o estado do PA. 

Sábado:

Domingo:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.