CI

Como manejar nematoides da soja

Para diminuir impactos deve-se utilizar na sucessão variedades de milho resistentes


Foto: Arquivo Agrolink

São vários os tipos de nematoides que impactam na cultura da soja. No Brasil os mais prejudiciais têm sido os formadores de galha (Meloidogyne spp), o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), nematoide do cisto (Heterodera glycines) e o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis). Os prejuízos são enormes na perda de produtividade. 

Segundo Universidade Estadual de Maringá (UEM) o prejuízo anual pode ser US$ 4 bilhões na soja no Brasil. Para ajudar no manejo dos nematoides na oleaginosa a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso Aprosoja-MT e a Embrapa disponibilizam uma cartilha.

Desenvolvida através de pesquisa do AgroCientista o objetivo é alertar e auxiliar os produtores a escolherem de forma correta a variedade de milho usado em áreas com a presença de nematoides. Diferente da soja o milho tolera danos por nematoides das galhas e das lesões radiculares mas existe diferença entre os genótipos de milho que podem multiplicá-los. Para diminuir os impactos desses tipos de nematoides na soja o produtor deve utilizar na rotação/sucessão, variedades de milho resistentes, o que contribui para diminuir as populações. 

Veja aqui a cartilha na íntegra.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.