CI

Como o Lean pode ser usado no agro

Técnica data do final da Segunda Guerra Mundial e pode ajudar na organização


Foto: Pixabay

O Lean Thinking ou pensamento enxuto é um sistema que foca a maximização do valor do cliente com o mínimo de recursos, uma nova maneira de pensar sobre como organizar as atividades humanas para entregar mais benefícios para a sociedade e valor para os indivíduos, eliminando o desperdício.

O conjunto de técnicas surgiu no final da Segunda Guerra Mundial, quando Taiichi Ohno, então gerente da Toyota Motor Company no Japão, viu-se às voltas com uma terrível escassez de recursos financeiros. Aperfeiçoando conceitos consagrados por Henry Ford e Frederick Taylor, Ohno desenvolveu o Sistema Toyota de Produção. Anos depois, ao ser levado para os Estados Unidos, o Sistema foi batizado de Lean, pela equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), liderada por James Womack.

A modalidade pode ser levada para vários setores como o agronegócio, inclusive. Carlos Moretti, pioneiro deste sistema no agro, explica que ele poderia ser aplicado caso o país perca mercado para concorrentes ou para assegurar estes mercados.Quanto à ameaça de entrada de novos concorrentes como os países produtores africanos, financiados por capital chinês, seria possível aumentar a rentabilidade, melhorando a produtividade.  "Quero levar o Lean Thinking para toda a cadeia do agronegócio e assim ajudar o Brasil a se consolidar como "o país que alimentará o Mundo", destaca.

A implantação do Lean requer baixíssimos investimentos iniciais, não requer a compra de equipamentos e sistemas sofisticados e já proporciona resultados significativos nos primeiros meses 3 a 5 meses do processo de implantação.

Veja abaixo a comparação:

Características do agro brasileiro:
• Disponibilidade de terra agriculturável/arável: 260 milhões de hectares
• Clima: graças à sua localização geográfica, o clima (temperatura e umidade relativa do ar) é favorável ao cultivo
• Disponibilidade de água para irrigação em vários biomas: o Brasil tem 12% da água doce do mundo
• Tecnologia para agricultura tropical: o Brasil desenvolveu tecnologia agropecuária adequada aos trópicos, graças à Embrapa e parceiros.
• Financiamento: Os Custos Administrativos e Tributários do crédito rural são considerados altos.
• Custos Logísticos: O custo logístico para exportação de uma tonelada de Soja, para seu principal comprador (China) é aproximadamente, 12% do valor pago pelo cliente.
 - Preço da tonelada da Soja (FOB): US$ 480,00. O Custo de Transporte da tonelada: US$ 70,00 (Média entre os vários portos brasileiros, aproximadamente).

• Gestão da produção: Após visitarmos produtores nacionais de várias culturas (cana, soja, milho, feijão e mamão) e cujas propriedades têm área de até 10.000 hectares, constatamos que: a gestão da produção (binômio mão de obra - máquina) é realizada segundo conceitos que datam do início do século passado. O foco na melhoria de processos é incipiente. Apesar de uma excelente gestão de indicadores de resultados, há pouca ou nenhuma gestão de indicadores de processo.

Características da parceria África + China:

• Disponibilidade de terra agriculturável/arável: Segundo o Banco Mundial, em 2016 a África possuía 400 milhões de hectares agricultáveis
• Clima: A posição geográfica da área agricultável africana proporciona o mesmo clima (temperatura e umidade relativa do ar) favorável ao cultivo das principais commodities agrícolas brasileiras
• Solo: O solo africano - em sua região agricultável - é muito semelhante ao do Brasil, dado que os continentes Americano e Africano foram "um só", há milhões de anos.
• Disponibilidade de água: Área agricultável tem precipitações médias de 800 mm a 1.200 mm por ano
• Tecnologia para agricultura tropical: a tecnologia desenvolvida pelo Brasil foi e é vendida para grandes players do mercado agrícola, ou seja, não é mais um diferencial competitivo
• Financiamento: A China tem o segundo maior PIB do mundo, com previsão de ultrapassar os EUA, até o final desta década. Juntamente com o poder econômico, a China possui uma "vocação" para as obras de infraestrutura, necessárias ao continente Africano
• Custos Logísticos: A exportação de produtos para a China, a partir de portos localizados na costa oriental da África, reduziria drasticamente os custos com logística.
Como resultado dessa nova concorrência, haveria:
• Aumento da oferta mundial o que levaria à queda de preços das commodities agrícolas,
• Diminuição dos volumes de commodities brasileiras exportados para a China.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.