CI

Como o solo interfere na soja?

Os fertilizantes compõem a maior parcela dos custos de produção da soja, representando 25% do custo total


O adequado manejo da fertilidade do solo é condição essencial para o sucesso da cultura da soja. Disso todo produtor sabe. O que muitos têm dúvidas é como fazer esse manejo para alcançar bom desempenho. Diagnosticar a capacidade dos solos em fornecer os nutrientes às plantas e planejar as adequadas estratégias de manejo das adubações constituem importantes desafios para a obtenção de altas produtividades e rentabilidades. 

De acordo com estudos da Fundação MS os gastos com fertilizantes compõem a maior parcela dos custos de produção da soja, representando 25% do custo total ou 36% do custeio da safra. Além da elevada participação nos custos, os fertilizantes são fatores de produção com forte influência na produtividade. Portanto a sua correta utilização pode significar a diferença entre lucro ou prejuízo.

Para a pesquisadora especialista em nutrição e fertilidade do solo do Instituto Phytus, Larissa Tormen, é preciso escolher os nutrientes certos, como fazer o equilíbrio deles, como manejar, quais as fontes e em que momento aplicar. “Primeiro de tudo o produtor deve fazer uma análise de solo e identificar o que está deficiente e deve ser reposto”, explica. Confira no vídeo as recomendações completas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.