CI

Como obter maior rendimento nos plantios de castanheira-do-brasil

Espaçamentos adequados, produção e seleção de sementes e mudas, entre outras orientações


Espaçamentos adequados, produção e seleção de sementes e mudas, entre outras orientações

A castanheira é uma das espécies largamente utilizadas pelos extrativistas da Amazônia. Seus frutos têm grande valor comercial e a madeira obtida em plantios comerciais é considerada nobre e de grande utilidade na indústria moveleira. É fundamental divulgar as pesquisas desenvolvidas para que novos empreendedores, os pequenos, médios e grandes produtores possam ter maior orientação de como proceder para obter maior rendimento nos seus plantios. Este é o tema do Prosa Rural desta semana, que tem a participação do engenheiro florestal da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Roberval Lima.

A Embrapa Amazônia Ocidental realiza há 10 anos, por meio de um convênio de cooperação técnica, pesquisas com castanheira, na fazenda Aruanã (Itacoatiara-AM), e já disponibilizou recomendações sobre espaçamentos adequados, seleção de procedências e sementes, exigências nutricionais, propagação, produção de sementes e mudas, propriedades tecnológicas e qualidade da madeira produzida.

“O sistema que está atualmente implantado para a propagação da castanheira é via sementes. A coleta de sementes deve ser feita em árvores sadias, que não apresentem nenhuma doença, com bom porte e boa formação de copas e que sejam árvores produtivas”, esclarece Roberval Lima. Ele ressalta que assim que houver a queda dos frutos no chão já se deve proceder à coleta das sementes, evitando-se assim o contato do fruto por muito tempo com o solo, devido à umidade e incidência de fungos.

Além da coleta de sementes, durante o Prosa Rural, o entrevistado fala sobre o transplantio das mudas e o momento mais adequado para o plantio das mudas no campo. “O momento mais adequado para se levar as mudas ao campo é a época chuvosa, que na região Amazônica se concentra nos meses de dezembro a abril”, complementa o engenheiro florestal da Embrapa.

Para o plantio é preciso fazer o espaçamento de acordo com os obejtivos do plantio: reflorestamento para a produção de madeira; produção de frutos em plantio solteiro; e produção de frutos em consórcio com outras espécies. “A produção de frutos normalmente se inicia aos 15 anos de idade, chegando à plena produção aos 18 anos”, destaca.

Saiba mais sobre como obter maior rendimento nos plantios de castanheira-do-brasil ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Maria Clara Guaraldo – DRT/ MG 05027
Embrapa Informação Tecnológica
Responsável: Adriana Ribeiro
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.