CI

Como serão as eleições durante a pandemia?

Primeiro turno será neste domingo (15.11)


Foto: Agência Brasil

Em função da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral ampliou o horário de votação. Das 7h às 10h, a preferência será dada aos eleitores com mais de 60 anos de idade. Os locais de votação ficarão abertos até as 17h, e recomenda-se que as pessoas permaneçam o mínimo possível na seção.

O primeiro turno será no dia 15 de novembro e o segundo, onde houver, no dia 29 de novembro.

Caso esteja com sintomas ou já esteja diagnosticado com Covid-19, é possível se ausentar da votação presencial e justificar em até 60 dias, com atestado médico ou documento que comprove a falta, através do site  (https://justifica.tse.jus.br) ou em algum cartório próximo.

No kit de votação do eleitor, segundo o TSE, deve constar:

Máscara — Obrigatória. Quem estiver sem ela não poderá votar;

Álcool em gel — Em testes, foi constatado que o álcool em gel pode danificar o teclado da urna eletrônica, por isso não será possível desinfetá-lo. O eleitor deverá higienizar as mãos depois de ter votado;
caneta — É recomendável que o eleitor leve a própria caneta para assinar o caderno de votações.

A Justiça Eleitoral disponibilizou uma nova versão do e-Título com mais funcionalidades, incluindo a possibilidade de o eleitor justificar sua ausência nas Eleições 2020. O recurso ficará disponível do primeiro dia de cada votação até 60 dias após a realização de cada turno.

Os eleitores que não comparecerem às urnas por estarem fora do domicílio eleitoral ou impedidos de ir até a seção poderão usar o aplicativo para fazer a justificativa. O serviço também permite gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

Para mais informações, acesse: https://www.justicaeleitoral.jus.br/tudo-sobre-as-eleicoes/index.html

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.