Como ter uma soja vigorosa?
CI
Imagem: Pixabay
FASE INICIAL

Como ter uma soja vigorosa?

Na inicial duas questões são fundamentais. A oleaginosa precisa de aminoácidos e Molibdênio
Por: -Eliza Maliszewski

Segundo o último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Brasil vai seguir como líder mundial na soja e batendo o recorde anterior. São esperadas 133,7 milhões de toneladas, uma alta de 7% em relação a safra anterior quando foram colhidas pouco mais de 124 milhões de toneladas. A área plantada deve ter pequeno avanço de 2,5%, com 37,8 milhões de hectares. 

O plantio ocorre na maior parte dos estados. Diante de altas temperaturas e estresse hídrico a soja já deve nascer com alguns prejuízos. As fases iniciais são determinantes para o sucesso no final do ciclo, na colheita. O metabolismo da planta precisa estar equilibrado para que ela tenha energia.

As perdas por pragas, por exemplo, podem comprometer de 11 a 32% da cultura segundo estudo publicado na Revista Nature. Com relação ao estresse hídrico e térmico, na safra 19/20 o Rio Grande do Sul perdeu 40% da soja. 

Nesta fase inicial duas questões são fundamentais. A oleaginosa precisa de aminoácidos para ativar o crescimento e como esta cultura é a que mais demanda Nitrogênio, os níveis de um micronutriente, o Molibdênio precisam estar em dia para que a planta consiga fazer a fixação biológica. 

Veja no vídeo como o uso de bioestimulantes pode "destravar" o crescimento da planta submetida à estresses e como o uso de um fertilizante foliar trabalha no aporte de Molibdênio:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink