CI

Como vai o andamento das culturas de verão

Safra de soja, milho e arroz tem boas expectativas neste ciclo


Foto: Marcel Oliveira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o andamento das lavouras para a safra 2021/22 de acordo com as condições do clima em seu Boletim de Monitoramento Agrícola. O clima vem colaborando e soja, milho e arroz vem se desenvolvendo bem. Confira a situação das culturas por região:

Soja

Mato Grosso: Semeadura está praticamente finalizada, cerca de 99% da área prevista, com as lavouras implantadas apresentando bom desenvolvimento vegetativo em virtude das condições climáticas favoráveis aliadas ao pacote tecnológico empregado pelos sojicultores mato-grossenses. Registro das primeiras lavouras já entrando em fase de enchimento de grãos.

Mato Grosso do Sul: Semeadura em fase final, restando poucas áreas a serem semeadas em locais de solos mais arenosos. No geral, nas lavouras já implantadas, observa-se um excelente desenvolvimento.

Goiás: O clima foi um fator oscilante nas últimas semanas. Algumas regiões apresentaram excesso de chuvas e baixa incidência luminosa, algo que pode impactar na formação e desenvolvimento das lavouras. No entanto, de modo geral, a cultura vem demonstrando boas condições. As primeiras áreas semeadas ainda no fim de setembro já começam a ingressar no estádio de floração. Estima-se que 94% da área prevista já foram plantadas no estado.

MATOPIBA: Bom avanço da semeadura, favorecida especialmente pelo clima. Destaca-se a intensidade das operações no Extremo-Oeste da Bahia, no Sudoeste do Piauí e no Sul do Maranhão. Em razão do excesso de chuvas recentes, houve redução no ritmo de semeadura em algumas localidades produtoras no Tocantins.

São Paulo: Condições climáticas estiveram mais favoráveis à semeadura e à estabilização das lavouras nas últimas semanas. Já se contabiliza cerca de 83% da área monitoramento das lavouras 13 prevista plantada no estado. A região oeste é a que apresenta ritmo mais lento no avanço das operações de semeadura.

Minas Gerais: Plantio se aproxima da conclusão no estado, chegando a 95% da área prevista. Nessa safra, as operações foram antecipadas em relação à temporada passada, pois as chuvas iniciaram mais cedo. A regularidade e os bons volumes de chuva garantiram um plantio praticamente sem interrupções. As lavouras estão se desenvolvendo bem e as suas condições são consideradas boas.

Paraná: O clima esteve mais estável nas últimas semanas e isso propiciou um maior avanço nas operações de semeadura, bem como, no desenvolvimento inicial das lavouras implantadas. De modo geral, a cultura vem apresentando bom desenvolvimento devido às condições climáticas favoráveis. O plantio tem ocorrido dentro do previsto, com estimativa de 95% da área prevista já plantada. Menor avanço da semeadura é observada na parte leste do estado. A fase fenológica predominante entre as lavouras é a de desenvolvimento vegetativo

Rio Grande do Sul: O clima seco em algumas regiões do estado postergou as operações de semeadura. Sua interrupção e o replantio em algumas localidades ocorreu devido à baixa umidade nos solos. Estima-se cerca de 52% da área prevista semeada no estado, com oscilação entre regiões que apresentaram bons regimes pluviométricos e escassez de chuvas.

Milho Primeira Safra 

MATOPIBA: Plantio evoluindo rapidamente especialmente no Extremo-Oeste Baiano. As condições climáticas estão favoráveis, garantindo boa germinação e adequado desenvolvimento das lavouras implantadas. No Maranhão, as operações também começaram no Sul do estado, porém em um ritmo inferior, priorizando a conclusão da semeadura da soja para intensificar a semeadura do milho. No Piauí e em Tocantins não houve registro de plantio nas primeiras semanas de novembro.

Goiás: Semeadura em fase final, chegando a 95% da área prevista. O clima têm sido fator importante. As condições estão adequadas para a evolução das operações e estabilização das lavouras implantadas.

São Paulo: Cerca de 85% da área está semeada, restando principalmente a região noroeste do estado, onde os solos são mais ácidos e arenosos, além das temperaturas mais elevadas. No geral, grande parte das lavouras implantadas apresentam boas condições de desenvolvimento.

Paraná: Plantio finalizado. Grande maioria das lavouras está em boas condições e em pleno desenvolvimento vegetativo. O clima tem sido favorável para cultura até o momento, excetuando registros pontuais de precipitações em forma de granizo e ventos fortes.

Rio Grande do Sul: A semeadura avançou lentamente nas últimas semanas em razão da baixa umidade do solo, atingindo 85% da área estimada. As lavouras sem irrigação que estão em floração e enchimento de grãos estão sendo prejudicadas pela baixa umidade. Preocupação com a ausência de chuvas em região como a de Santa Rosa. As altas temperaturas e os ventos provocaram a murcha das plantas e o enrolar as folhas. Estas condições podem reduzir o potencial produtivo da cultura.

Arroz 

Rio Grande do Sul: Semeadura se aproxima do final, alcançando 94% da área estimada. A maioria das lavouras se encontra em desenvolvimento vegetativo. Na região da Campanha os produtores iniciam a irrigação em áreas semeadas em outubro. De maneira geral, as lavouras apresentam bom estande, ótimo desenvolvimento e excelentes condições fitossanitárias.

Tocantins: Semeadura continua avançando nas áreas de várzeas, beneficiada pelo bom volume de chuvas que vêm recompondo os reservatórios e aumentando a vazão dos rios que alimentam as regiões produtoras. É aguardada uma retração da área semeada, motivada principalmente pela falta de insumos no mercado (fertilizantes e defensivos). Estima-se cerca de 40% da área prevista já cultivada.

São Paulo: O ritmo de plantio foi intensificado e isso garantiu a consolidação de muitas lavouras, atingindo mais de 98% da área prevista semeada. De maneira geral, as condições apresentadas até o momento estão favoráveis ao desenvolvimento da cultura.

Santa Catarina: Aproximando-se da conclusão do plantio, com cerca de 99% da área estadual semeada, as lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento vegetativo e início de florescimento. Os trabalhos de aplicação de herbicida, adubação nitrogenada e controle de pragas foram favorecidos devido à concentração das chuvas em apenas um ou dois dias da semana, deixando os demais aptos para monitoramento das lavouras 15 os tratos culturais. Até o momento a safra decorre dentro da perspectiva, com boa projeção de produtividade esperada devido ao bom pacote tecnológico empregado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.