CI

Companhia profissionaliza gestão

Produtora de grãos e fibras de que utiliza softwares e tecnologias melhora a administração


Foto: Divulgação

A gestão de unidades produtoras auxilia no planejamento, registro e análise de dados, para que as melhores estratégias e decisões sejam tomadas, impactando positivamente a produtividade e lucratividade. Esse já é um caminho sem volta e softwares e outras inovações são fundamentais para dar um passo à frente nas operações. Foi exatamente o que constatou há alguns anos, a companhia Terra Santa Agro, de Cuiabá, capital mato-grossense que, viu a necessidade de melhorar a gestão das atividades em suas fazendas, saindo das “velhas” planilhas de Excel e migrando para um novo sistema tecnológico para assim serem mais assertivos nas ações dentro e fora da propriedade.

A companhia que atualmente cultiva mais de 140 mil hectares para soja, milho e algodão, desde 2004, utiliza os softwares e tecnologias da GAtec – Gestão Agroindustrial. Entre as soluções contratadas estão: as suítes de multiculturas, planejamentos, controles agrícolas, beneficiamento de algodão e o Commerce. De acordo com o gerente de tecnologia da informação e inovação da fazenda, Ricieri Casadey, a adoção de ferramentas tecnológicas, foi fundamental para aprimorar as ações do dia a dia. “A solução da GAtec garante um controle efetivo de toda operação agrícola, nos ajudando na otimização de processos, análise de dados e apoiando a tomada de decisões”.

Os sistemas da companhia fazem parte do cotidiano do grupo, sendo que todos os controles são feitos de forma integrada ao sistema de ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado) da empresa. Assim, têm a facilidade em muitos processos garantindo que um imenso volume de produtos seja produzido e comercializado em uma plataforma única. “Com certeza ganhamos no controle das atividades, maior agilidade com as informações de produção, embarque, controle de entradas e faturamentos. O ponto principal é a sistematização na coleta de informação e unificação em uma única plataforma e que anteriormente eram repassados em planilhas e e-mail”, destaca Casadey.

O caminho do sucesso

Antes da implantação das tecnologias de gestão da GAtec, o grupo vinha em rápida expansão, entretanto, utilizavam ainda planilhas no Excel e sistemas desenvolvidos internamente que muitas vezes não eram tão precisos com as informações o que tornava as tomadas de decisões mais demoradas. Diante disso, viram que precisariam de um sistema moderno que acompanhasse esse crescimento.

“Foi necessária então a reestruturação tecnológica deles. Porém, não tínhamos na empresa ainda algo que atendesse a demanda. Surgiu aí a suíte Multiculturas na GAtec. Graças ao pioneirismo deles que acreditaram na qualidade dos nossos sistemas desenvolvemos essa solução que hoje está consolidada no mercado”, diz Leonardo Ramos, diretor de comercialização de commodities da GAtec.

O projeto deu tão certo que o grupo concordou na época, em ser o piloto da então nova suíte Multiculturas que na ocasião possuía apenas os controles agrícolas. Entusiasmados com os resultados obtidos na primeira ferramenta, solicitaram que a empresa desenvolvesse o módulo de beneficiamento de algodão, cultura também foco nas fazendas e que tem alto valor investido. “O GAtec GIN foi construído para atender suas necessidades na transformação do algodão em caroço e em pluma que é o produto final comercializável”, ressalta Ramos.

Parceria próspera

Após os dois primeiros sistemas desenvolvidos especialmente para a Terra Santa Agro, foi a vez da adoção do módulo Commerce da GAtec, que se encarregou de controlar todas as operações da equipe de comercialização de commodities agrícolas da empresa. Assim, completou o ciclo de soluções que vai desde a lavoura até a comercializado ao cliente final de seus produtos.

Para o diretor de comercialização de commodities, o modelo de parceria adotado entre a GAtec e a Terra Santa é uma prática comum e tem sido utilizada com outros clientes que têm o perfil de investimento. Graças ao pioneirismo desses clientes a empresa tem crescido no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas soluções. “O grupo é uma referência muito positiva de mercado, trabalhando sempre com excelência em tudo o que fazem. Esse pioneirismo foi muito positivo para as melhorias em nossos sistemas, trazendo para dentro dele as melhores práticas de mercado”, finaliza Ramos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.