CI

Compartilhar conhecimento para fortalecer o solo mineiro

Encontro na Seapa apresenta propostas


Encontro na Seapa apresenta propostas

Com a indicação de propostas visando promover melhores ações para a conservação e cuidado com o solo e a água foi realizada, nos dias 21 e 22 deste mês (novembro), na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), reunião do programa Fertiliza Gerais, que trata do uso racionalizado de adubos e corretivos.

Após a exposição dos especialistas e técnicos, representantes das instituições envolvidas no programa - Embrapa (Milho e Sorgo, Solos e Gado de Leite), Seapa, Epamig e Emater – foi definido o papel estratégico de cada órgão no desenvolvimento do programa.

Um dos pilares do Fertiliza Gerais é promover o aumento da produtividade e da eficiência agronômica no uso de nutrientes no Estado. Para atingir essa meta será elaborado um sistema colaborativo que permitirá o compartilhamento de informações com as características regionalizadas do solo. Dessa forma, as orientações e recomendações técnicas serão agilizadas, além de incentivar boas práticas de conservação. Também será possível recuperar áreas de pastagens degradadas, introduzir e expandir a prática da integração lavoura e pecuária, apoiar a agricultura familiar e aumentar a produtividade agrícola.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, Leonardo Kalil, essa reunião serviu para formatar as bases do programa. “A expectativa é que no próximo ano o sistema colaborativo de compartilhamento de informações sobre o solo já esteja disponível. Ele será construído para que facilite e incentive o acesso dos técnicos e agricultores. Com as informações corretamente reunidas será possível a formulação de políticas públicas para o uso racional de insumos e corretivos, de forma a promover a construção e manutenção da fertilidade do solo”, afirma.

Segundo o pesquisador Carlos Eugênio Martins, Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, o sistema será lançado com mais de um milhão de dados disponíveis. “O programa irá trabalhar para unir todas as informações de solos de Minas Gerais, auxiliando no uso racional de adubos e corretivos”, conta.

O secretário da Agricultura João Cruz, ao fechar o encontro e ouvir todos os argumentados apresentados, salientou que este é o momento de unir forças destes grandes parceiros para potencializar a produtividade em Minas, bem como o tratamento correto do solo.

O programa Fertiliza Gerais

O Programa vai disponibilizar ferramentas compartilhadas para gestão de áreas cultivadas e apoio à decisão nos procedimentos de adubação e calagem.

O Fertiliza Gerais é uma cooperação técnico-científica entre instituições que contam com especialistas no tema – Seapa, Emater-MG, Epamig, Embrapa (Solos, Agrobiologia, Informática Agropecuária, Coordenadoria de Gestão da Informação, Milho e Sorgo, Meio Ambiente e Gado de Leite), Departamento de Solos da UFV e Departamento de Tecnologia da Informação da UFRRJ

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.