CI

Competitividade e equilíbrio marcam a Final do Freio do Proprietário

Conjunto de Uruguaiana foi o vencedor da categoria Amador


Conjunto de Uruguaiana foi o vencedor da categoria Amador enquanto a Master foi vencida por competidores de Porto Alegre

Com muita competitividade, os competidores levaram a emoção à pista, do início ao fim, na Final Nacional do Freio do Proprietário realizada em Camaquã (RS). Os grandes vencedores desse ano foram Luiz Alberto Martins Bastos montando Recatada 3604 da Tradição na categoria Amador e Fernando Gonzales montando Data Venia Folclore na categoria Master. Disputada entre os dias 1º e 3 de julho no Parque de Exposições Dorval Ribeiro a decisão da modalidade teve equilíbrio em alto nível entre os conjuntos e o resultado foi definido após muita alternância entre os primeiros colocados com surpresas na etapa final.

A prova teve início com o julgamento da primeira etapa funcional, que inclui as andaduras, a etapa de figura e as voltas sobre patas e esbarradas. Diferentemente do Freio de Ouro, o Freio do Proprietário não exige a avaliação morfológica e nem separa os competidores entre machos e fêmeas. A divisão ocorre conforme a idade do ginete. Começaram a prova 46 conjuntos, 24 na categoria Amador e 22 na categoria Master.

Após as primeiras etapas de mangueira e campo, foi definida a lista com os 14 finalistas melhores conjuntos de cada categoria, que disputaram na manhã de domingo as fases decisivas. Durante toda a prova, os conjuntos apresentaram qualidade próxima da profissional. Ginetes tecnicamente treinados, animais de alta genética e bem preparados, beneficiados pela excelente estrutura do local e pelo gado de grande qualidade, foram responsáveis pelas boas notas no resultado final.

Na categoria Amador, julgada por Frederico Araújo, Glauco Xavier e José Luiz Gomes, Recatada 3604 da Tradição e Luiz Alberto Martins Bastos mostraram desde o início que estavam brigando pela ponta. No entanto, a diferença para os demais conjuntos bem colocados era pequena e qualquer descuido poderia comprometer o resultado. Entretanto, mesmo com um pequeno erro na paleteada final, conseguiram garantir o primeiro lugar. “Nos últimos anos em acabei ficando com o segundo lugar por uma pequena diferença do primeiro. Dessa vez eu consegui ficar em primeiro lugar, ainda que com uma pequena diferença para o segundo. Agradeço à minha família que fica em casa enquanto eu venho para cá me divertir e à equipe de trabalho que me ajudou na preparação da égua”, disse o ginete vencedor.

Já na categoria Master, julgada por Carlos Marques Neto, Daniel Rossato Costa e Júlio Cesar Hax, o cavalo zaino de Fernando Gonzales vinha brigando pelas primeiras posições, no entanto, Isto É Ico montado por Abel Dourado Filho, liderava até a Bayard-Sarmento. No final, Gonzales passou à frente e além do primeiro lugar ainda garantiu a terceira posição com Estribero do Encantto. “A evolução dessa prova é fantástica, é uma prova que vem se consolidando e cada vez mais com essa característica que é o mais importante dela: um ambiente muito saudável, familiar e de uma competição sadia. Acredito que essa final em breve vai se tornar num dos maiores eventos do cavalo Crioulo”, disse Gonzales, comemorando as duas posições no pódio.

Também foram premiados os Ginetes Destaque da competição, João Vitor Claus Dutra na categoria Amador e Abel Abreu Dourado Filho na Master. O técnico da ABCCC, Cláudio Neto de Azevedo supervisiona a disputa. Acesse aqui a planilha com o resultado final completo. A final do Freio do Proprietário contou com o patrocínio de Vetnil, Supra e o apoio da Correaria Dima.
 
Confira o Resultado

Categoria Amador

1º Lugar
Recatada 3604 da Tradição, criador e expositor Paulo Martins Bastos, Estância Nazareth, Uruguaiana/RS
Ginete: Luiz Alberto Martins Bastos
Nota: 11,595
 
2º Lugar
Oca da Morada Nova, criador e expositor João Vitor Claus Dutra, Cabanha Morada Nova, Capivari do Sul/RS
Ginete: João Vitor Claus Dutra
Nota: 11,579
 
3º Lugar
Data Venia Crioulaço, criador Marcelo da Costa Gambogi e expositor Sérgio Roberto da Silva Nunes, Cabanha Dom Manoel, Gravataí/RS
Ginete: Thobias de Andrade Nunes
Nota: 11,211
 
Categoria Master

1º Lugar
Data Venia Folclore, criador Marcelo da Costa Gambogi e expositor Fernando Gonzales, Porto Alegre/RS
Ginete: Fernando Gonzales
Nota: 11,307
 
2º Lugar
Isto É Ico, criador Frederico Wolf e expositor Deolinda Helena Coelho Dourado, Cabanha Sia'Dona, Canguçu/RS
Ginete: Abel Abreu Dourado Filho
Nota: 11,197
 
3º Lugar
Estribero do Encantto, criador Parceria Irmãos Comiotto e expositor Fernando Gonzales, Porto Alegre/RS
Ginete: Fernando Gonzales
Nota: 10,449

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.