CI

Competpinus tem programação dia 9 em São Francisco de Paula (RS)

O encontro tratará de assuntos como a fitossanidade


A Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) realiza reunião do Competpinus - Programa de Manejo Sustentável para a Competitividade da Indústria do Pinus no Rio Grande do Sul - no próximo dia 9 de maio em São Francisco de Paula. O encontro tratará de assuntos relevantes relacionados à cadeia produtiva do Pinus no RS, tais como as questões de fitossanidade (controle biológico da vespa-da-madeira) e da integração silvipastoril.

A primeira parte da programação acontece às 9h30 na propriedade da Rauber Madeiras, próxima do Km 6 da RS 020, após trevo na saída de São Francisco de Paula, seguindo em direção a Cambará do Sul. No local, com plantio de pinus adulto, proveniente de regeneração natural, será realizado treinamento de aplicação do "nematoide" em árvores de pinus para controle da "vespa da madeira", com técnicos especializados e supervisão do coordenador do Programa da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede. Será feito ainda cadastramento de produtores pessoas físicas interessadas em receber equipe técnica para aplicação de nematoide em seus plantios ou de pessoas jurídicas que queiram receber nematóides para aplicação em seus plantios.

Às 11h30, no Galpão de Eventos Tropeiro Velho Restaurante, na RS 020, trevo de acesso à RS 110 (Estrada do Meio), em São Francisco de Paula, acontece palestra sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) feita pelo de pesquisador Wanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas. Em seguida, será apresentado um "case" sobre Integração Floresta de Pinus e Pecuária desenvolvido em Cambará do Sul, com dados e resultados já confirmados, a cargo da Emater.

Os coordenadores do programa Competpinus também apresentarão dados atualizados sobre área e idade dos plantios da região e das indústrias existentes, com resultados do recadastramento que vem sendo efetuado, com o apoio das prefeituras, secretarias municipais, Emater e sindicatos da região, bem como das bases e premissas para desenvolvimento do Planejamento Estratégico do programa, esta apresentação juntamente com equipe de técnicos e produtores da região que se dispuseram a colaborar com o programa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.