Comportamento animal é apoio à sustentabilidade

Imagem: Marcel Oliveira

PECUÁRIA

Comportamento animal é apoio à sustentabilidade

Especialista diz que eles precisam ser ouvidos
Por: -Leonardo Gottems
76 acessos

O comportamento animal é um ponto de apoio para toda a produtividade, pois quando ignorado faz com que milhares de animais morram, percam peso ou não se reproduzam, perdendo bilhões de dólares, segundo afirmou Olmedo Quintero, do portal Mundo Agropecuário. Além disso, ele afirma que a “primeira coisa que devemos saber é que todo animal é um ser inteligente, eles estão no planeta há milhões de anos de evolução”. 

“Podemos escrever que os animais podem ser tratados com mais facilidade se usarmos seu comportamento como uma ferramenta. Para colocar em prática os benefícios de uma atividade animal eficiente e sustentável, algumas práticas devem ser incorporadas, não muito difíceis. Mas você precisa se acostumar com o animal, como são os sons, por exemplo, que nos ajudam a guiá-lo sem danificá-lo. Na selva, ninguém é visto, apenas ouvido, é por isso que os órgãos mais desenvolvidos são o ouvido e o cheiro, com o primeiro, o animal é ouvido e o segundo identifica o indivíduo”, orienta. 

Segundo o especialista, toda aptidão animal responde a certos parâmetros ecológicos, “pois, na natureza, nenhum ser está fora de seu ambiente, todos compõem o universo ecológico ou o que chamamos de biosfera, é isso que precisamos entender ao realizar atividades animais, fazer o animal ter um comportamento constante, para que produza mais”. 

“No final, seja um animal doméstico, um animal de fazenda ou um animal selvagem, eles exploram várias aptidões diante de diferentes elementos, experiências aprendidas ao longo de milhões de anos como espécies e, embora melhoremos as raças, ele sempre permanecerá em seu DNA”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink