CI

Composto do brócolis pode ser remédio para o câncer

Estudo foi feito no Reino Unido


Foto: Pixabay

Um novo medicamento à base de um composto natural presente no brócolis, couve de Bruxelas e outros vegetais, pode ser eficaz na reversão ou até na prevenção da resistência à terapia hormonal contra o câncer de mama, segundo um estudo científico divulgado pela macaubusiness.com. O cientista português Bruno Simões e outros cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriram que o medicamento SFX-01 pode reverter ou até impedir a resistência a esse tratamento, bloqueando uma importante via de sinalização de câncer chamada STAT3. 

O medicamento foi desenvolvido em conjunto com uma empresa britânica que estabilizou o composto sulforafano, que os cientistas norte-americanos já descobriram afetar o tratamento do câncer, e que Bruno Simões e colegas testaram em ratos para garantir que a molécula estabilizada fornecesse o mesmo efeito. Em seguida, foi realizado um ensaio clínico com mais de 40 pacientes, que concluiu que 25% haviam visto a progressão da remissão do câncer nos primeiros seis meses de tratamento. 

"Muitos desses cânceres acabam desenvolvendo resistência ao tratamento. O que mostramos é que esse composto pode matar células resistentes ao tratamento", explica Simões. 

O resultado do estudo foi publicado no Oncogene, uma publicação vinculada à revista científica Nature, e representa, segundo Simões, um exemplo de pesquisa translacional que começou com uma investigação básica do mecanismo biológico e teve uma aplicação real, que agora está em fase de ensaios clínicos. Este medicamento continuará sendo desenvolvido com mais testes clínicos para verificar sua eficácia, mas Simões pretende focar na investigação de mecanismos de prevenção. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.