CI

Comprar terras no Centro-Oeste está mais caro que no Sul

Ganhar escala ficou difícil


Levantamento realizado pelo Agrolink revela que os preços de terras produtivas em muitos pontos do Centro-Oeste do Brasil estão mais caros do que em muitos municípios próximos aos portos da Região Sul do País. Um exemplo desta pecualiaridade é o município de Nova Mutum, no norte do Mato Grosso, que fica bastante longe (mais de 1.000 quilômetros) de qualquer porto.

A localidade mato-grossense tem um preço similar às terras de Pelotas, que fica a poucos quilômetros do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Em ambos os municípios, a disponibilidade de terras por menos de R$ 4.900 por hectare é difícil.

O mesmo acontece na comparação de Sorriso com alguns pontos do Paraná, onde a produção tem fácil escoamento para o porto. O levantamento mostra que a antiga ideia de ir ao Centro-Oeste para comprar terras baratas e ganhar mais escala de produção virou coisa do passado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.