CI

Conab apresenta ações em Festival da Uva no PI

A Conab irá participar, nos dias 13 a 15 de janeiro, da terceira edição do Festival da Uva de São João do Piauí


A Conab irá participar, nos dias 13 a 15 de janeiro, da terceira edição do Festival da Uva de São João do Piauí. O município localiza-se a 281 km de Teresina. Na ocasião, o superintendente da regional, Alysson Pêgo, estará presente na condição de expositor e componente da pauta técnica. Ele irá apresentar, ao público presente, os programas Vendas em Balcão e Aquisição de Alimentos (PAA).

A estatal foi convidada a participar deste evento em razão da sua importância na região, no tocante ao apoio às entidades rurais, por meio dos mecanismos de comercialização, como o CPR-Doação. Em 2011, a regional aplicou mais de R$ 300 mil reais na compra de produtos dos assentados da reforma agrária de São João do Piauí.
Durante o evento serão apresentadas experiências relativas à fruticultura irrigada no Vale do São Francisco e ao Projeto Tabuleiros Litorâneos. Outros temas abordados serão: o uso racional de agrotóxicos e as iniciativas do setor público quanto ao apoio à organização dos produtores e à compra dos seus produtos.

A ação visa reunir várias vertentes econômicas da região, além do agronegócio da uva, como o turismo, a gastronomia e o artesanato. O evento foi criado a partir da experiência no Assentamento Marrecas, onde vivem cerca de 300 famílias distribuídas em 24 hectares. Hoje, quase 100 famílias desenvolvem o cultivo das uvas benitaka e itália melhorada, em quatro hectares do assentamento.

O Festival da Uva é uma realização do Governo do Estado do Piauí, através da Fundação Cultural (Fundac) e da Secretaria de Turismo (Setur) e contará com debates, palestras, painéis, minicursos, oficinas, exposição de produtos, degustação e visitas técnicas, além da presença de representantes de órgãos parceiros como: Codevasf , Embrapa, Emater, Senar, MDA, Conab, Mapa, DNOCS e Incra, entre outros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.