Conab compra produção dos agricultores no Agreste de Alagoas
CI
Agronegócio

Conab compra produção dos agricultores no Agreste de Alagoas

Extensionistas fazem a seleção dos agricultores, a orientação, o acompanhamento
Por:

Uma alternativa para venda da produção na região Agreste de Alagoas é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que na região Agreste atua na compra de grãos, como milho e feijão, inhame e farinha.

“Os extensionistas fazem a seleção dos agricultores, a orientação, o acompanhamento para que eles se organizem em associações e assim possam vender”, narrou o gerente da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em Palmeira dos Índios, Francisco Tenório Costa.

Boas práticas de produção

O apoio à pecuária de leite também é uma das ações desenvolvidas pela Seagri na região Agreste. Nos municípios de Craíbas e Minador do Negrão, os extensionistas estão implantando junto aos agricultores familiares um conjunto de boas práticas na produção leiteira, que inclui a sensibilização para uma ordenha higiênica, armazenamento e transporte corretos do leite.

Eles também orientam os empreendedores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Fruticultura do Agreste, com foco na pinha, Mandioca no Agreste e Inhame no Vale do Paraíba. Alguns produtores da região Agreste podem ter acesso ao Garantia Safra, um seguro da plantação em caso de perda por seca ou excesso de chuva.

Eles também receberam do governo do Estado, através do Programa Alagoas Mais Alimentos, sementes de feijão, milho, algodão, mamona, sorgo e arroz para garantir a produção. Em 2010, os municípios vinculados às gerências de Arapiraca e Palmeira dos Índios receberam cerca de 225 toneladas de sementes.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink