Conab divulga calendário de safras e do mercado hortigranjeiro
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
CONAB

Conab divulga calendário de safras e do mercado hortigranjeiro

Serão 12 levantamentos mensais
Por: -Lucas Rivas

O calendário de divulgação dos levantamentos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 2021 já está disponível no site da estatal. Com isso, produtores, sindicatos e cooperativas rurais, representantes do governo e especialistas do agronegócio já podem consultar as datas de divulgação das safras de grãos, café, cana-de-açúcar e da comercialização de hortigranjeiros nas Ceasas que serão projetados pela Companhia.

O primeiro levantamento, no dia 13, vai abordar o desempenho de área, produção e produtividade das culturas de grãos durante o período de verão. São 12 levantamentos mensais, com o último encerrando o ano-safra 2020/21 no mês de setembro. No caso da safra de grãos, a partir de outubro as divulgações trazem um panorama do início do próximo ciclo de produção.

Ainda em janeiro, a Conab divulga no dia 21 o primeiro levantamento, de uma série de quatro, da safra de 2021 da produção de café nas principais regiões produtoras do país. Os levantamentos subsequentes ocorrem nos meses de maio, setembro e dezembro.

Já o primeiro levantamento mensal de comercialização de hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país está marcado para o dia 26 deste mês. Durante todo ano, a cada mês, são realizados levantamentos que fazem parte do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, cuja operacionalização é realizada pela Conab.  

No caso da cana-de-açúcar, o quarto e último levantamento, que encerra a safra 2020/21, está agendado para o dia 20 de abril, trazendo, entre outros dados, o percentual da destinação da moagem para etanol ou açúcar. Logo na sequência,  a Companhia inicia a divulgação dos primeiros dados da safra 2021/22 da cultura sucroalcooleira, seguindo com atualizações das informações nos meses de agosto e novembro.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink