CI

Conab e FNDE debatem ações para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Conab e FNDE debateram segunda-feira (28) o fortalecimento da agricultura familiar no âmbito do PNAE


Foto: Pixabay

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Soria Filho, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, debateram segunda-feira (28) o fortalecimento da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é aplicar a competência da Conab na otimização das compras da agricultura familiar para utilização no reforço da merenda escolar.

Os debates incluíram ainda o diretor de Gestão de Pessoas da Conab, José Trabulo Júnior e o diretor de Operações e Abastecimento, Bruno Scalon Cordeiro. Durante o encontro, Bastos ressaltou a importância do alinhamento das pautas entre as duas instituições e destacou a experiência da Companhia quanto à execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Podemos compartilhar nossa expertise em todo o processo de aquisição dos alimentos e também quanto ao uso das plataformas que podem ajudar a fazer a aquisição dos itens da alimentação escolar”, garantiu. Da parte do FNDE, Ponte destacou a parceria como um caminho para intensificar o diálogo com os agricultores familiares que fornecem alimentos ao PNAE.

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) o FNDE repassa recursos suplementares aos estados e municípios para a aquisição de alimentação escolar a cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública de ensino. O orçamento do programa neste ano é de R$ 4,1 bilhões e, de acordo com a legislação, no mínimo 30% desses recursos devem ser investidos na compra direta da agricultura familiar.

Grupo de trabalho – Durante a reunião os representantes das duas entidades discutiram também a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um acordo de cooperação técnica com a proposta de aprimorar a política de agricultura familiar no governo federal, tanto na área do PNAE como do PAA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.