CI

Conab fará levantamento dos estoques de café conilon

Operação será feito em armazéns privados do Espírito Santo, da Bahia e de Rondônia


Operação será feito em armazéns privados do Espírito Santo, da Bahia e de Rondônia

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estabelecerá um cronograma de auditoria nos estoques privados de café conilon nas regiões produtoras do Espírito Santo, da Bahia e de Rondônia. A operação nas unidades armazenadoras será acompanhada por representantes dos setores da produção, industrias de café solúvel e torrefadores, visando definir com precisão o volume disponível para comercialização.

“O que se pretende é esclarecer qual a efetiva e imediata disponibilidade de café conilon para orientar o Ministro da Agricultura na decisão de incluir o café na lista de exceção da TEC [Tarifa Externa Comum]”, esclareceu o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.

A inclusão nessa lista visa criar condições para eventual importação de café pelo setor industrial como complemento ao abastecimento interno, caso o volume de estoque encontrado não seja suficiente para atender ao consumo até o início da safra em março.

Como a próxima reunião da Câmara do Comércio Exterior (Camex) está agendada para 15 de janeiro, o resultado da auditoria deverá ser apresentado ao Mapa em tempo hábil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.